Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Saúde

Primeiro Simpósio de Fisioterapia em Passos

  • “A Fisioterapia é uma ciência aplicada, cujo objeto de estudos é o movimento humano, em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas suas alterações patológicas, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, com objetivos de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistema ou função. (Resolução COFFITO – 80, em 21/05/1987)”

    O fisioterapeuta é o profissional da área de saúde que aplica técnicas adequadas para restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente, ou seja, os seus movimentos. Nos últimos anos, a profissão cresceu e se estabeleceu no Brasil. Hoje, além das capitais, muitos profissionais atuam no interior dos estados.

    O crescimento da atividade é uma realidade e as pesquisas têm proporcionado a cada dia o surgimento de novas técnicas para a recuperação de pacientes, que por algum motivo perderam ou tiveram seus movimentos comprometidos. Os fisioterapeutas, hoje, atuam em clínicas médicas, empresas privadas, associações esportivas e hospitais.

    Os profissionais que atuam na Santa Casa de Misericórdia de Passos participaram e viveram esse momento de transformação da atividade. O crescimento é uma realidade. Hoje são 16 profissionais na Clínica de Reabilitação Física, que é referência na região. Outros três profissionais trabalham no Ambulatório de Reabilitação Cardiopulmonar e outros 25 profissionais atuam no hospital com serviço de 24 horas nas UTIs, enfermarias e urgência/emergência.

    Paralelamente a essas atividades há um curso de aprimoramento em fisioterapia respiratória na sua 8ª turma.

    Diante desse potencial, as profissionais do Serviço de Fisioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Passos, cujo núcleo foi criado há 13 anos, organizaram o 1º Simpósio de Fisioterapia, que será realizado no dia 09 de julho, no Auditório da FESP-Anexo 8, das 8h às 17h. Segundo Enza Vitória Portomeo, uma das coordenadoras do Simpósio, o Núcleo de Fisioterapia da Santa Casa cresceu nos últimos anos, seguindo a tendência de crescimento da atividade em todo país; o que permitiu a realização do Simpósio.

    As coordenadoras do evento buscaram temas da atualidade para ser apresentado aos participantes do Simpósio. Entre as palestras estão a Apneia Obstrutiva do Sono; Fisioterapia Motora no Paciente Crítico; Gestão de Carreiras; Intervenção Precoce pelo Método Samarão Brandão: Estimulação Precoce; Intervenção Precoce no Politraumatizado; Reabilitação na Síndrome da Dor Femoropatelar; Intervenção Terapêutica Ocupacional: Trabalho Interdisciplinar e Atuação da Fisioterapia em Urgência/Emergência. Todos os temas que serão abordados no Simpósio são trabalhados pelos fisioterapeutas da Santa Casa. Duas profissionais da Santa Casa farão palestras, os demais temas serão trabalhados por profissionais que atuam em Minas e São Paulo.

    \
    As Coordenadoras do Simpósio da esq. p/ dir; Simone Souza, Ivaneide Lemos, Keila Silva, Camila Negrini e Enza Portomeo.
     
     
    Abrirá o Simpósio a Dra. Idelma Aparecida Batista com o tema Apneia Obstrutiva do Sono. Idelma é médica especialista em Clínica Médica e Medicina Intensiva, professora universitária e coordenadora da UTI Adulto do Imesa e, também, da medicina preventiva da UNIMED, ambas as empresas sediadas em Alfenas – MG. Os demais temas serão trabalhados por Ana Cristina Gimenes, Doutora em Ciências pela UNIFESP, fisioterapeuta do Centro de Reabilitação Cardiopulmonar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Liliane dos Anjos Lemos especialista em Fisioterapia Respiratória e pós-graduada em gestão empresarial da saúde, coordenadora do Serviço de Fisioterapia do Hospital Metropolitano Butantã e Hospital da Luz Santo Amaro, ambos em São Paulo; Camila Campos Guerra Especialista em Pneumofuncional; Coordenadora de Fisioterapia do Hospital das Clínicas Luzia P. de Melo-UNIFESP; Enza Portomeo especialista em Pneumofuncional, Fisioterapeuta da Santa Casa de Misericórdia de Passos; Everaldo Vasconcelos mestre em bioengenharia, Traumato-Ortopédica do Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto;  Murilo Vieira  Ortesista e protesista / Orthocampus-Ribeirão Preto;  Walkíria R. Soares Rosendo Especialista em Terapia Ocupacional, Responsável pelo Centro de Referência Média Complexidade em Assistência ao Portador de Deficiência Física. Ivaneide de Paula Barros Lemos Especialista em Fisioterapia Respiratória pela UNICID, Coordenadora do Serviço de Fisioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Passos. As organizadoras do evento esperam que cerca de 100 profissionais da saúde participem do Simpósio entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e professores de educação física.

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.