Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Espaço Gourmet

SALADA COM GRÃO-DE-BICO

  • O grão-de-bico (Cicer arietinum) é uma leguminosa popular no Mediterrâneo, Oriente Médio e na culinária indiana, mas também vem conquistando os brasileiros em diversas receitas. É um alimento bastante nutritivo. Cerca de 100 g do alimento cozido possuem 116 calorias, proteínas, carboidratos, fibras e vitaminas C, E, D, K, cálcio, fósforo, além de gorduras saudáveis. A leguminosa também tem boas quantidades de proteína e ferro e pode substituir o feijão.

    .

    INGREDIENTES:

    200g (1 xícara chá) grão-de-bico

    1 abobrinha grande

    1 cenoura grande

    1 dente de alho

    4 colheres sopa de azeite

    1 colher sopa de tahine

    1 colher sopa de suco de limão

    Sal a gosto

    Pimenta do reino a gosto

    200g castanha de caju

     

    MODO DE PREPARAR:

    Deixar o grão-de-bico de molho de véspera. No dia seguinte, escorrer a água. Colocar em uma panela de pressão o grão-de-bico, 1 dente de alho e o sal. Cozinhar por 8 a 10 minutos após pegar pressão – para ficar al dente. Escorrer a água. Reservar.

    Cortar a cenoura em cubos pequenos, temperar com sal e azeite. Colocar num pirex refratário. Levar ao forno médio por meia hora, enquanto prepara os outros ingredientes. Cortar a abobrinha em cubos pequenos e levar ao forno também com a castanha de caju por mais 10 minutos ou até dar uma douradinha. Reservar.

    Dourar no azeite e alho o grão-de-bico numa frigideira média por uns 3 minutos. Reservar.

     

    Molho de tahine: Misturar 1 colher sopa de azeite com 1 colher sopa de tahine e 1 colher sopa de suco de limão. Tempere com sal.

     

    No final, misturar os legumes assados + molho de tahine + grão-de-bico. Servir a salada quentinha com folhas verdes (alface ou rúcula).

     

     

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.