Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Saúde

Percentual de Gordura X Peso: Qual a diferença?

  • O desejo da grande maioria de pessoas que estão à procura de perder peso é subir na balança e observar quilos a menos, mas será que isso é realmente o que se deve objetivar?

    .

    Nem sempre perda de peso na balança significa que emagrecemos de verdade, um peso reduzido na balança pode indicar perda de líquidos, musculatura, gordura entre outros componentes corporais. Um emagrecimento eficiente deve visar eliminar a gordura corporal.

    A massa muscular é um tecido nobre, e não deve ser perdida durante um processo de emagrecimento. Dietas muito restritivas, ou sem acompanhamento podem causar sérios problemas relacionados a composição corporal, como redução de tecidos corporais, perda de líquidos significativas, perda de glicogênio muscular.

    A rápida perda de peso pode fazer com que o corpo não tenha tempo de se adaptar às mudanças, o que pode levar à flacidez, metabolismo lento, desequilíbrio de líquidos e eletrólitos, osteoporose, prisão de ventre, queda de cabelos, e principalmente ao temido “efeito sanfona”, que é o fato de se retornar ao peso inicial tão rápido quanto o tempo que levou para emagrecer. O efeito sanfona acontece também porque as células de gordura demoram um certo tempo para se adaptar e estimular o cérebro a ficar satisfeito com menos comida.

    Um percentual de gordura elevado traz prejuízos à saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo II e hipertensão arterial.

    Tendo em vista todos os riscos e problemas de saúde que podem ser ocasionados por uma perda de peso sem equilíbrio, chegamos à conclusão que para se emagrecer de maneira saudável é preciso uma dieta equilibrada e prática de atividades físicas.

    Mesmo quem tem uma grande necessidade de perder peso não pode se expor a uma alimentação desbalanceada, nosso organismo precisa que todos os seus componentes estejam em equilíbrio para que haja uma perda de gordura efetiva e sem danos à saúde. Não podemos deixar de ingerir nutrientes básicos que o corpo necessita, portanto é importante que se tenha certeza que a dieta está proporcionando a perda efetiva de gordura corporal, e ao mesmo tempo nutrindo o organismo, caso contrário, poderá estar sendo danosa ao organismo.

     
    Lembrem-se, perder gordura é diferente de perder peso!
     
    Samantha Reis
    Samantha Reis - Nutricionista

    Serviços:
     
    • Reeducação Alimentar
    • Cardápio personalizado
    • Personal Diet (aprenda a preparar refeições saudáveis)
     
     
    Tel: (35) 3021.2155  |  Cel: (35) 99157-1088
    Rua Lavras, 279 Muarama - Passos/MG


     

     

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.