Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Saúde

Lentes de contato para os dentes?

  • Você já se viu admirando os belos sorrisos ostentados por artistas das telas e tvs e se perguntou: "Como a natureza pode ter sido tão generosa para algumas pessoas? Além de todo sucesso e tanta beleza, dentes lindos e perfeitos?" Pois saiba que nem sempre a natureza é a verdadeira responsável pelos belos sorrisos dos artistas. Vários deles recorreram às modernas técnicas da Odontologia para obterem dentes absolutamente claros, bonitos e alinhados. Saiba que você também pode obter este benefício!

     
    
    Dr. Sanzio Marques: “Sorrisos somente são bonitos quando existe total harmonia e equilíbrio entre dentes, gengiva, lábios e face dos indivíduos.”

    A técnica do momento que faz a cabeça, ou melhor, os dentes ficarem com aspecto perfeito,  utiliza as Lentes de Contato de Porcelana. São finas capas de porcelana que revestem os dentes. O termo “Lentes de Contato” se dá exatamente pela analogia com a fina espessura das lentes para correção visual. No caso dos dentes, estas poderosas lâminas podem corrigir a forma, o alinhamento e a cor dos dentes, proporcionando sorrisos belos, atraentes e sensuais. Embora nos dias de hoje seja alicerçado pela tecnologia das modernas técnicas  e materiais odontológicos, o surgimento deste tipo de tratamento estético para embelezamento de sorrisos não é tão recente. Nos anos de 1930 um famoso dentista de Hollywood chamado Charles Pincus desenvolveu finas lâminas de porcelanas com a finalidade de melhorar esteticamente os sorrisos das estrelas de cinema daquela época. Só que, ao contrário de hoje, estas lâminas somente eram cimentadas provisoriamente durante os Sets de filmagem, pois não haviam cimentos suficientemente adesivos e fortes na ocasião. Realidade muito diferente dos dias atuais. A Odontologia atual dispõe de cimentos e adesivos que garantem a retenção e estabilidade das restaurações com muita segurança. 

    Em tempos passados boa parte dos tratamentos odontológicos levavam ao desgaste da estrutura dental sadia para acomodar os materiais restauradores. Isso de certa forma acabava por diminuir a resistência dos dentes.
     

     

     
     
     
    As lentes cerâmicas, por serem extremamente finas, necessitam de pouco desgaste da estrutura dental, portanto, não levam ao enfraquecimento do dente. Pelo contrário. Depois de cimentadas adesivamente, dentes e lentes são praticamente um corpo único, com uma resistência muito maior do que antes deste tipo de tratamento. 
     
    É necessário um protocolo todo especial na elaboração dos tratamentos com lentes de contato cerâmicas. Um correto diagnóstico dos casos, bem como as indicações corretas do procedimento são indispensáveis. Dentes desgastados, com má formação, espaços antiestéticos (diastemas) e desalinhados estão entre as principais indicações das lentes. É importante salientar que um sorriso desarmônico por variados motivos influencia negativamente em toda a estética da face.
     
     
    O modelo Robberson Kairon, Mister Brasil-Minas Gerais, paciente do Dr. Sanzio Marques, lapidou seu sorriso com Lentes de Contato de Porcelana.
     
    Em um tratamento com as lentes de contato primeiramente são realizadas diversas tomadas fotográficas dos pacientes para análises estéticas de cada caso. Os sorrisos devem ser projetados de acordo com a personalidade e o rosto de cada pessoa. Sorrisos somente são bonitos quando existe total harmonia e equilíbrio entre dentes, gengiva, lábios e face dos indivíduos.

    Após estas análises, um projeto do novo sorriso é  criado por meio de simulações digitais e enceramentos laboratoriais. Estes projetos são testados na boca para análise de ambos, dentista e paciente. Neste momento é possível verificar e debater a respeito do tamanho e forma dos dentes. O mais importante é que, nesta fase, todos os procedimentos ainda são reversíveis, podendo haver adequações necessárias. E o principal. Sem nenhum desgaste dentário. Esta etapa de prova ou “Test Drive” do novo sorriso se chama “Mock Up”. Experimentar o projeto na fase do “Mock Up” é fundamental para dar segurança e aumentar a confiabilidade entre dentista e paciente. Não pode haver imposições. Tudo deve ser decidido com muito diálogo. Muitas vezes o técnico em prótese dentária também participa ativamente do planejamento. Novamente um protocolo fotográfico é necessário para registrar esta simulação intraoral. Após avaliação e aprovação do projeto, pequenos desgastes dos dentes são realizados para uma adaptação perfeita das porcelanas. Estes preparos têm que ser muito lisos e regulares para que um material de moldagem à base de silicone de alta precisão possa copiar. Dependendo do caso, estes pequenos desgastes são quase que imperceptíveis, não necessitando de restaurações provisórias durante as etapas laboratoriais. Quando necessário, o paciente utiliza restaurações provisórias cuidadosamente preparadas enquanto aguarda a confecção das lâminas no laboratório. Este tempo não deve ser longo. 

     
    Os moldes são então encaminhados para laboratórios de prótese altamente especializados para a confecção das finas estruturas de porcelana. Existem vários tipos de porcelanas indicadas para a confecção de Lentes de Contato Cerâmicas. Uma das mais modernas e reforçadas é o sistema Emax, um tipo de cerâmica vítrea altamente estética e resistente. 
     
    Quando prontas, as lentes de contato são provadas e ajustadas em boca, se necessário. O dentista se encarrega então de escolher um cimento na cor adequada para fixá-las. A seguir, a estrutura dentária e a superfície interna das lentes recebem um tratamento especial para serem coladas adesivamente.
     
    Lentes de Contato de Porcelana antes da cimentação. Note a fina espessura das mesmas.

     

     
     
    Dentes desgastados, com má formação, espaços antiestéticos (diastemas) e desalinhados estão entre as principais indicações das lentes. É importante salientar que um sorriso desarmônico por variados motivos influencia negativamente em toda a estética da face.
     
    Algumas dúvidas que podem existir quanto à este tipo de tratamento são: As lentes podem se soltar? A resposta para esta questão encontra total amparo científico. Se o dentista planejou, indicou e executou o tratamento dentro de critérios bem estabelecidos é praticamente impossível a soltura de um laminado cerâmico. Por isso, os profissionais da Odontologia têm que se atualizar e constantemente realizar treinamentos desta e de outras técnicas.
     
    Outra questão seria: As lentes podem fraturar? Como já salientado anteriormente, após a cimentação adesiva estas restaurações se tornam muito resistentes. Mas assim como os dentes naturais podem se fraturar por motivos diversos, as lentes também. Mas a força necessária para provocar uma fratura seria a mesma, ou maior do que aquela necessária para quebrar um dente natural.
     
    O mais importante pós realização deste ou qualquer procedimento odontológico são os cuidados incessantes com a higiene bucal por parte dos pacientes, além de manutenção periódica no consultório odontológico. No mínimo de 6 em 6 meses todos deveriam realizar manutenções profissionais para prevenção e intervenções em fases iniciais, o que são práticas mais saudáveis e de baixo custo. 
     
    Pacientes que receberam este tipo de tratamento por terem desgastados seus dentes rangendo (bruxismo) necessitam usar placas rígidas prensadas para proteção. 
     
    Como todo e qualquer tratamento, existem contraindicações: dentes muito escuros, com excessos de restaurações e dentes muito desalinhados. Para que os resultados sejam ótimos e previsíveis, necessita-se de dois profissionais muito bem treinados e preparados para a execução delicada deste tipo de tratamento: o cirurgião-dentista e o técnico em prótese dental.
     
    Assim, se o seu sonho e desejo é sorrir com dentes lindos, você pode realizá-los!
     
     
     
    Dr. Sanzio Marques
    Mestre em Dentística Restauradora
    Especialista em Prótese e Implantes
    Ministrador de cursos e palestras no Brasil e exterior
    Autor de livros na área da Estética 
    Odontológica com resinas e cerâmicas

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.