Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Arquitetura e Construção

Casa Amor

  • Ana Beatriz Pinto Coelho
  • Localizada no loteamento Parque das Aroeiras, a Casa Amor 2019/2020 do HRC de Passos terá 219m² de área construída no terreno de 433m². Será dividida em dois pavimentos num projeto que visa acessibilidade e funcionalidade dos ambientes. Os cômodos foram pensados para que sejam verdadeiramente utilizados pelos moradores, de forma eficiente e racional.

    Conheça alguns detalhes da casa a ser sorteada - projeto doado pela arquiteta Ana Beatriz Pinto Coelho.
    A entrada principal se localiza na Rua Chico Xavier, onde também está a garagem, que é para dois carros cobertos com a possibilidade de mais dois, descobertos. Como o terreno está em declive, a entrada principal possui degraus para acesso à casa, estando no nível intermediário entre esta e a garagem. 
     
    Foto da Garagem, com 2 vagas cobertas e 2 descobertas, e mostrando o acesso externo para a casa.
    Foto da Garagem, com 2 vagas cobertas e 2 descobertas, e mostrando o acesso externo para a casa.

     

     
    Pensando na acessibilidade, foi criada uma entrada lateral na rua José Antônio de Queiroz, totalmente em nível com a casa, chegando no mesmo patamar de entrada (onde chega a escada) podendo ser utilizada em casos como cadeira de rodas, muletas ou carrinhos de neném, por exemplo. Além disso, ela dá acesso diretamente à área de lazer, sem que seja preciso entrar em casa. Dessa forma, ela pode servir para festas ou também como uma entrada secundária para entrega de bebidas, gás, entre outras necessidades. 
     
    Vista Externa da Casa, na qual se pode ver a garagem, Entrada Principal, Entrada Lateral, e também é possível perceber a declividade do terreno.
    Vista Externa da Casa, na qual se pode ver a garagem, Entrada Principal, Entrada Lateral, e também é possível perceber a declividade do terreno.

     

    Chegando na casa, percebe-se uma setorização dos espaços, que estão divididos em áreas íntima e social, sendo esta última subdividida em interna (salas e cozinha) e externa (varanda gourmet e área de lazer).
     
    Na área íntima, serão 03 quartos, sendo uma suíte com closet e dois quartos com banheiro social compartilhado. Em fase de projeto foi pensado a localização ideal destes quartos de acordo com a insolação, chegando ao resultado final de dois deles localizados para a Fachada Leste, ideal para receber o sol da manhã; e o terceiro, e não menos importante, localizado de maneira a receber sol durante todo o inverno, e insolação menor no verão. 
    Toda a casa foi projetada para receber bastante iluminação e ventilação naturais, e também para permitir a entrada do sol nos ambientes. 
     
    Planta de Setorização, dividindo os ambientes em áreas Íntima,  Social Interna e Externa.
    Planta de Setorização, dividindo os ambientes em áreas Íntima, Social Interna e Externa.

     

    Na área social, salas e cozinha são totalmente integrados, em um conceito moderno das novas moradias: os espaços se divididem apenas pela ambientação, não possuem paredes, e se tornam multifuncionais, podendo ser utilizados ao mesmo tempo e de formas variadas. 
     
    Neste conceito, a casa se abre para ela mesma, tendo também uma ótima integração com a varanda gourmet e área de lazer, ideal para receber os amigos. Na varanda, separada da cozinha apenas por uma ampla porta de vidro, estão churrasqueira, bancada de apoio, e banheiro. Este último, pensado para ser funcional, possui cuba externa e vaso e chuveiro internos, criando assim a possibilidade de serem usados por mais pessoas ao mesmo tempo. Mesmo assim, não dispensa a ducha para piscina do lado de fora. 
     
    Planta Pavimento Térreo
    Planta Pavimento Térreo

     

    Mais setorizada e reservada, temos a lavanderia ?atrás? da cozinha, com espaço para 02 tanques, máquina de lavar e bancadas, além de contar com um pátio externo para secagem de roupas, onde também estará posicionada a colocação do gás.
    Para uso dos moradores, a casa possui também uma escada interna que sai diretamente da garagem e dá acesso às salas, ideal para o dia-a-dia, para chegar com compras ou não se molhar em um dia de chuva. Um outro acesso é a escada lateral externa, que vai da garagem até a área externa de lazer, sendo uma escada mais extensa por possuir degraus mais espaçados e patamares intermediários. 
     
    Ainda pensando na comodidade dos usuários, foi pensado um depósito no pavimento inferior, ao fundo da garagem, que pode servir tanto como despensa, armário, local para guardar bicicletas e brinquedos, como também para casa de máquinas da piscina, já contemplada no projeto, cuja execução ficará a cargo do ganhador.
     
    Agora é só você contribuir com o HRC de Passos para concorrer. A sua generosidade merece uma casa!
     
    .

     

    Vista interna da casa, olhando da cozinha. É possível ver os ambientes integrados: Sala de Jantar e ao fundo, Sala de TV. À direita, após a porta de vidro, está a Área Gourmet.
    Vista interna com sala de Jantar e Cozinha integrados. À esquerda, escada interna de acesso à garagem.
    Vista Externa da Casa, na qual se pode ver a garagem, Entrada Principal, Entrada Lateral, e também é possível perceber a declividade do terreno.
    Vista externa, na qual podemos ver a integração dos espaços (Varanda Gourmet e ao fundo, Cozinha).
    Planta do Pavimento Inferior com Garagem e Depósito.

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.