�ltima Edi��o
Especial 2021
Especial 2021

Educação

Girando a Terra ao contrário

  • De acordo com a visão clássica, o tempo flui inexoravelmente, fazendo com que passado, presente e futuro fiquem perfeitamente situados em uma escala linear e absoluta, orientada do passado para o futuro. O psiquismo humano e o próprio ritmo biológico do nosso metabolismo e envelhecimento estão condicionados a essa escala.

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    Sabemos e sentimos que ontem j� passou, que hoje representa o agora e que amanh� traduz o que ainda est� por vir. Sabemos e sentimos que uma hora corresponde a 1/24 do dia e que um m�s representa 1/12 do ano...
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    Tudo isso, por�m, at� Einstein que, em 1905, nos apresentou o conceito de um tempo relativo.
    E se eu tivesse poderes como os do Superman que, encarnado no cinema, em 1978, pelo ent�o impec�vel Christopher Reeve, ressuscita sua amada vitimada por um soterramento, fazendo a Terra girar ao contr�rio?
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    Pois �, isso fez o tempo voltar e o “Vingador” fort�o e voador reviveu a Lois Lane (rsrs).
    Se eu pudesse girar a Terra ao contr�rio, talvez voltasse o tempo para antes do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. Que lindo seria reassistir do fim para o come�o �quele v�deo exibido � exaust�o na TV em que a parede da represa arrebenta vertendo os rejeitos de minera��o sobre tantas pessoas! Se eu pudesse girar a Terra ao contr�rio, tamb�m voltaria o tempo para impedir o terr�vel acidente na usina nuclear de Chernobyl, na Ucr�nia, que, em 1986, produziu uma avassaladora destrui��o...
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    Se eu pudesse girar a Terra ao contr�rio, talvez revisitasse algumas salas de aula nas quais em minha lida de 45 anos como professor de cursinhos pr�-vestibulares convivi com tantos jovens focados, �vidos pelos meus ensinamentos, em total concentra��o. Ainda em tenra idade aqueles garotos e garotas j� intu�am sua sina de almejar, batalhar e construir.
    Mas eu n�o posso girar a Terra ao contr�rio (sniff).
    Logo, nada poderei fazer por Brumadinho nem Chernobyl, mas consigo assistir hoje dessa ponta do tempo �queles mo�os – ricos mo�os – encaminhados e realizados, segurando o bast�o que outrora eu j� segurei.
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    Quanto orgulho! Abro as redes sociais e vejo palestras do fulano, defesas de tese do beltrano e convoca��o para fun��es de lideran�a do sicrano... Foi incr�vel testemunhar tudo isso com o tempo seguindo seu curso escol�stico e natural: para frente.
    Volto �s salas de aula, agora do grupo de escolas em que colaboro como diretor, e revejo outras carinhas de tenra idade igualmente sedentas por um futuro bacana. Mas, aqui no Brasil?
    Sim, aqui mesmo! Acredito piamente nesse grande rinc�o, repleto de oportunidades, que romper�, com certeza, com esse ciclo vicioso em que se meteu e emergir� resplandecente rumo ao futuro que merece.
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    De nossas trincheiras estaremos lutando com altivez e energia: adentraremos o pr�ximo ano letivo com um projeto pedag�gico revitalizado, muito mais amplo, que ter� o educando como verdadeiro protagonista do processo educacional. Ofereceremos um curr�culo mais plural com inser��o de novas atividades e frentes de conhecimento, al�m de adaptar a avalia��o escolar a esses novos ditames inclu�dos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular, do MEC). Haveremos de ser vanguarda e refer�ncia de um ensino ainda mais moderno e significativo que contemplar� as novas tecnologias e a sociedade emergente que sepultar� velhas pr�ticas e muitos paradigmas estabelecidos.
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    Sim, eu n�o posso fazer a Terra girar ao contr�rio nem provocar voltas no tempo. Mas, com a equipe experiente e capacitada de que dispomos estaremos colaborando para que o pa�s saia desse atoleiro causado por discursos f�ceis e numerosos equ�vocos, o que nos relegou a patamares p�fios no PISA (Programa Internacional de Avalia��o de Estudantes).
    Proporcionaremos, sim, uma educa��o b�sica consistente e bem estruturada – ensinos infantil, fundamental e m�dio –, sem o que de nada adiantam universidades sem raz�o, formadoras de analfabetos funcionais.
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    por Prof. Ricardo Helou Doca

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