Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Esporte e Saúde

A importância da educação física escolar

  • Marcelo Campos Machado
  • .
    "Exercícios físicos estimulam a produção de neurônios ligados a funções cognitivas, que permitem assimilar e memorizar o conteúdo." 

    Este tema já foi descrito nas edições anteriores, bem detalhado, esmiuçado, porém, o Governo Federal publicou em 22 de setembro a Medida Provisória 746 que institui a Reforma do Ensino Médio, promovendo alterações na sua estrutura, tornando facultativo o ensino da arte e da educação física.

    Recentemente, uma pesquisa realizada na Universidade de Helsinki, Finlândia, concluiu que crianças sedentárias possuem uma maior quantidade de cortisol (hormônio ligado ao estresse) enquanto que crianças que praticam exercícios físicos tiveram pouco ou nenhum nível de cortisol alterado.
     
    Esta pesquisa monitorou o nível hormonal e a quantidade de atividade física praticada por 252 crianças com até 8 anos de idade. Durante a análise, foi percebido que as crianças que não se exercitavam tinham picos hormonais quando expostas a situações diárias. “Esses resultados sugerem que o exercício promove a saúde mental, regulando o hormônio que propicia o estresse”, afirma Silja Martikainen, principal autora do estudo, em entrevista ao Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.
     
    Fomos sede dos maiores eventos esportivos do planeta, Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016, e um dos legados destes Jogos foi o Projeto Transforma, programa que levou os Jogos Rio 2016 para dentro das escolas em todo o Brasil. Nos Jogos Paralímpicos, Transforma levou 50 mil alunos da rede pública estadual do estado do Rio de Janeiro para assistir aos jogos de perto e conhecer a Vila Olímpica e claro, as arenas esportivas. O Transforma em parceria com a TV Escola deu origem, desde abril deste ano, ao programa “Transforma no Ar”, com o objetivo de debater temas de superação de dificuldades na aprendizagem, a dedicação ao esporte e a inclusão da diversidade na sala de aula, sempre com convidados especialistas nestes temas.
     
    Para construir um legado educacional consistente num capítulo do caderno de encargos para sediar uma olimpíada e paralimpíada, o Transforma firmou uma parceria com o Ministério da Educação (MEC) e lançou uma plataforma online de ensino a distância para alunos e educadores.
    Quanto à melhoria da saúde, melhoria nos estudos (exercícios físicos estimulam a produção de neurônios ligados a funções cognitivas, que permitem assimilar e memorizar conteúdos), não precisamos descrever mais, o que vemos é que esta política educacional, através desta medida provisória, fez um “gol contra”.
     
    por Marcelo Campos Machado

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.