Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Esporte e Saúde

Jogos Olímpicos Rio 2016

  • Marcelo Campos Machado
  • Para ficar um registro completo vamos continuar a apresentar as modalidades presentes nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

    .

    O POLO AQUÁTICO

    Foi incluído nos jogos de Paris (1900), esporte bastante praticado na Europa, cada equipe composta por 7 atletas, tem como destaque masculino a Hungria e a Croácia. No feminino os EUA, atuais campeãs olímpicas, são as grandes favoritas.

     

     

    .

     

    O REMO

    Esporte tradicional presente desde a Olimpíada de Paris (1900), disputado por homens e mulheres, em barcos (skiff) tripulados por um, dois, quatro ou nove atletas. Um esporte novo no Brasil, porém Erlon Silva, baiano, tem grande chance de obter a medalha de ouro no skiff individual de velocidade.    

     

    .

     

    O RÚGBI

    Esporte que reestrea nos Jogos Rio 2016, na modalidade de 7 jogadores, foi criado e desenvolvido na Inglaterra no sec. XIX. O grande destaque de equipe é Fiji, composta por 332 ilhas, norte da Nova Zelândia, país com 900.000 habitantes, que quer fazer história nestes jogos.

     
    .

     

    O TAEKWONDO

    “Caminho dos pés e das mãos”, esporte criado e desenvolvido na Coreia, foi inserido nos Jogos de Sidney (2000), terá lutas inéditas. Tanto os coreanos, quanto os iraquianos, portugueses, são destaques mundiais e nestes Jogos Rio 2016, um sairá campeão. Na categoria feminina o Brasil almeja também uma medalha, mas os EUA são favoritos.
     

    .

     

     

    O TÊNIS

    Criado na França e desenvolvido na Inglaterra, teve início nos jogos de Athenas (1896), será disputado nas categorias de simples, dupla. O Brasil disputará medalhas nas duplas com Marcelo Melo/Bruno Soares. No feminino o grande destaque é Serena Williams (EUA), nº1 na ATP, tentará sua terceira medalha de ouro. 

     
    .

     

    OS SALTOS ORNAMENTAIS

    Considerada prova de coragem e perseverança, é disputada em plataforma de 10m. e trampolim de 3m. nas categorias individual e dupla. A China é a grande favorita tanto masculino quanto feminino ao ouro.


     

     

    .

     

     

    O VOLEIBOL

    Esporte criado nos EUA, iniciou nos Jogos de Tóquio (1964), e tem como destaque no feminino e masculino, o Brasil, bicampeão olímpico.

     
    .

     

    A NATAÇÃO

    Mais um esporte tradicional, também foi desmembrado, tem a maratona aquática e nado sincronizado. Na natação específica, o grande destaque é o retorno do maior medalhista de todos os tempos, Michael Phelps. Na maratona aquática, prova disputada em águas abertas, num percurso de 10km, começou em Pequim (2008), e o Brasil tem destaque tanto no feminino quanto no masculino, para a conquista inédita da medalha de ouro. No nado sincronizado, somente mulheres participam, é praticamente um balé aquático, com apresentações em duetos ou por equipes. As equipes da Rússia, China e EUA são os destaques.

     
    .

     

    O TÊNIS DE MESA

    Ao contrário que muitos pensam, não surgiu no Oriente e sim na Inglaterra no séc. XIX, é o esporte que tem mais praticantes em todo mundo, graças a popularidade na China. Com isto a China é a grande favorita tanto no masculino e feminino a conquistar o ouro.

     
    .

     

    O PENTATLO MODERNO

    Esporte que começou nos Jogos de Estocolmo (1912), reúne 5 modalidades; esgrima, natação (200m), hipismo (saltos), tiro e corrida. É um esporte de grande tradição militar.

     
    .

     

    O TIRO COM ARCO

    Um dos esportes mais antigos praticados, tem como destaque os atletas da Coreia do Sul, dentre eles, Don Hyun Im, tem apenas 10% da visão no olho esquerdo e 20% no direito é o atual campeão mundial e olímpico.

     
    .

     

    O VÔLEI DE PRAIA

    Esporte desenvolvido nas praias californianas (EUA), teve início nos Jogos de Atlanta (1996) com uma final feminina disputada entre duas duplas brasileiras, também trouxe muitas medalhas para o Brasil. Semelhante ao voleibol, o Brasil também é forte ao título máximo no masculino e feminino.

     
    .

     

    O TIRO ESPORTIVO

    É um esporte de muita precisão, teve início em Athenas(1896), são 9 provas masculinas e 6 femininas, todas individuais. O Brasil, com Felipe Wu tem grande chance de alcançar o ouro. EUA, Suécia, China são equipes fortes também.

     
    .

     

    O TRIATLO

    Esporte que surgiu em San Diego (EUA), é composto por 1.500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida, estreou nos Jogos de Sydney (2000), será disputada na praia de Copacabana. As equipes da Suíça (feminino), Grã Bretanha (masculino) e Canadá (masculino) são as grandes favoritas.

     
    .

     

    A VELA

    Um dos esportes que mais medalhas trouxe para o Brasil, será disputado na Baía da Guanabara, com 5 classes masculinas, 4 femininas e 1 mista. O Brasil com Robert Scheidt, bicampeão olímpico, é a grande chance do ouro, juntamente com a dupla feminina Fernanda Oliveira e Ana Barbachan.

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.