Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Esporte e Saúde

A escolha do Personal Trainer

  • Marcelo Campos Machado
  • Personal Trainer

     

    Muitas pessoas têm encontrado diversas barreiras para iniciar e dar continuidade a uma prática de atividade física. Dentre estas barreiras estão a falta de motivação e tempo, a dificuldade de deslocamento, o medo de se lesionar e academias lotadas.

    O treinamento físico personalizado (o Personal Training) é um conceito múltiplo de satisfação aos objetivos propostos e que são integrados à qualidade de vida e saúde. Nestes últimos anos, na busca de melhor qualidade de vida e estética, tem se procurado cada vez mais por exercícios físicos regulares. Quem deseja extrair o máximo do treinamento com qualidade deve considerar o apoio de um Personal Trainer como ponto principal no cumprimento das metas almejadas. O atendimento diferenciado só poderá ser oferecido por um profissional de educação física capacitado e conhecedor das necessidades específi cas do seu cliente. O Personal Trainer é aquele que elabora o treinamento individualizado, acompanha o praticante em todas as aulas, corrige a postura e o movimento, incentiva, motiva, auxilia na execução dos exercícios e faz uma periodização das aulas para se obter o máximo no treino, e claro, alcançar o objetivo proposto pelo cliente.

    Há algumas vantagens na contratação de um treinador especializado: melhoria na saúde (maior qualidade e expectativa de vida), aparência (correção postural), trabalho (aumento de produtividade), sensação de bem-estar no dia a dia e aumento da autoestima. Porém para contratar este Personal Trainer, alguns itens são imprescindíveis: ser um profissional de educação física e registrado no CREF (Conselho Regional de Educação Física); não confiar na aparência (um corpo sarado não é sinal de competência profissional); verificar se o treinamento foi desenvolvido especialmente para você; buscar referências deste profissional; apresentar, antes do início das aulas, exames médicos para melhor investigação do quadro na elaboração do programa de exercícios.

    É bom salientar que Personal Trainer não prescreve dieta, salvo se possui formação em Nutrição, e caso trabalhe com reabilitação de lesão, deverá ser acompanhado por um médico ou fisioterapeuta. No contrato de prestação de serviços deverá constar a frequência de aulas semanais, local, duração e preço.

    Quanto mais profissional for o relacionamento, melhor, com certeza seu corpo agradecerá.

    por Marcelo Campos Machado

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.