Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Esporte e Saúde

Bicicleta amiga importante

  • Marcelo Campos Machado
  • .

    Na edição de outubro/2011, escrevi um artigo a respeito de duas cidades europeias (Estocolmo e Porto) sobre, principalmente, o uso da bicicleta, e agora, em Passos, diversas pessoas utilizam a bicicleta como forma de prazer, atividade física e outras finalidades.

    Durante a semana, ao anoitecer, em pontos diferentes de Passos, alguns grupos de pessoas se reunem para andar com a “magrela”. Formam filas e pedalam por horas nas diferentes ruas e avenidas, mas algumas recomendações devem ser dadas: todo transporte (bicicleta, carro, moto, caminhão) deverá inicialmente passar por uma revisão de pneu, freio, e outras peças; da utilização de equipamentos de segurança se faz necessário o uso de capacete, cotoveleira, luvas, joelheira, óculos de proteção, colete refletivo e tênis. Quanto à bicicleta, os principais acessórios são: buzina (campainha), espelho retrovisor do lado esquerdo e os iluminadores (farol dianteiro e refletor traseiro ou pisca).

    Para obter uma postura correta, o ciclista deverá ajustar a regulagem do banco (selim), sempre na altura da crista ilíaca (osso que fica em cima da bacia, na altura do quadril), quanto ao pedal, o joelho não poderá ficar totalmente estendido, e sim semi flexionado. Alguns praticantes sentem dormência nas palmas das mãos durante o percurso, isto se deve ao fato que essas pessoas jogam o peso do corpo em cima das articulações do punho e do cotovelo. Para melhorar esse sintoma é necessário pedalar com uma postura mais confortável, inclinando o tronco um pouco para trás, flexionando mais o cotovelo e aliviando a pressão no punho. É importante regular também a altura do guidão. Quanto aos motoristas, respeitem os ciclistas, mantenham-se a 1,5m de distância.

    Comece a pedalar, pratique esporte, junte-se ao pessoal das bicicletas noturnas, seu corpo agradece.

    por Marcelo Campos Machado

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.