Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Saúde

Exercícios Físicos para cada perfil

  • Gravação do Power Jump mix 36 juntamente com os coreógrafos e treinadores Robinson Kennedy, Sandro Costa e Evandro Siqueira e treinadoras. Professores de Passos escolhidos para a gravação: Marlean Kelli Silveira (ao centro) e Silvio César Leite (a direita).

    Gravação do Power Jump mix 36 juntamente com os coreógrafos e treinadores Robinson Kennedy, Sandro Costa e Evandro Siqueira e treinadoras. Professores de Passos escolhidos para a gravação: Marlean Kelli Silveira (ao centro) e Silvio César Leite (a direita).

    Que a atividade física é uma aliada imprescindível para alcançar uma boa forma física e ainda contribuir para uma melhor qualidade de vida todos sabem. A preocupação em promover e manter a saúde deve ser ressaltada para a população mundial que, cada vez mais necessita em sua rotina diária da prática de exercícios físicos regulares para combater os efeitos nocivos de uma vida sedentária.

    Mas qual exercício fazer? Que tipo de atividade é mais apropriada para uma pessoa mais gordinha ou uma mais magrinha? O professor de Educação Física, Silvio César Leite, recomenda fazer diversos tipos de aulas com o intuito de encontrar a atividade física que tenha o seu perfil, pois, o primordial é que a pessoa tenha acima de tudo prazer em praticar o exercício e assim conseguir manter essa rotina na sua vida.

    “O ideal é estar acompanhado de um profissional de educação física, pois ele estará preparado para orientá-lo, respeitando a sua individualidade. Sugiro para quem está começando a caminhada que, quando combinada com uma dieta balanceada, pode ser uma verdadeira aliada para quem busca o emagrecimento e o bem-estar. Ela queima menos calorias que uma corrida, por exemplo, mas é uma ótima opção principalmente para aqueles que não podem praticar exercícios físicos intensos”, esclarece Silvio.

    Outra dica do personal trainer é a hidroginástica, uma excelente opção para pessoas que levam uma vida agitada e têm pouco tempo para a prática de exercícios. Ela serve tanto para atletas em treinamento quanto para gestantes, pessoas que estão se recuperando de lesões ou ainda pessoas que estão acima ou abaixo do peso e com alguma deficiência. “Para quem gosta de exercícios na água, a hidroginástica é a melhor opção, pois melhora a capacidade aeróbica e cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem estar geral”, orienta Silvio, completando que os exercícios aquáticos são agradáveis, estimulantes e seguros, permitindo a redução no esforço articular.

    O pilates é outra dica interessante, porém, o gasto energético de uma aula de pilates, segundo o professor de Power Jump e também Body Jam, fica abaixo do que o corpo humano precisa para ‘queimar gordura’, ou seja, não atinge o mesmo nível de frequência cardíaca de um exercício aeróbico, mas combinado com estes, serve como aliado na busca por emagrecimento. “O pilates é um excelente método para melhorar a postura, a flexibilidade, a consciência corporal, o equilíbrio e a força muscular. É indicado para a reabilitação física, condicionamento físico e bem estar”, diz Silvio, que também dá aulas de pilates.

    “Corpo não elimina gordura de forma localizada, mas como um todo”

    Muito se pergunta se é possível acabar com as gordurinhas localizadas como a ‘barriga’ e o famoso ‘pneuzinho’ sem ficar magro demais, ou conseguir eliminar a gordura somente daquela região que incomoda. De acordo com Silvio César, a única maneira de perder essa gordura localizada é baixar o seu percentual de gordura como um todo. “Cultivar melhores hábitos alimentares que reduzem a quantidade de gordura e calorias ingeridas é bom. Praticar exercícios físicos, principalmente aeróbicos fará com que o organismo trabalhe de maneira mais intensa, acelerando o metabolismo e consequentemente trazendo os resultados tão sonhados”, afirma Silvio, acrescentando.

    “Os exercícios abdominais não eliminam as gorduras localizadas na região da barriga e da cintura. Eles fortalecem a musculatura do abdômen e dão mais sustentação para a coluna deixando a região abdominal mais firme e resistente”, explica.

    Já as aulas de ginástica coletiva vêm ficando cada dia mais elaboradas e atrativas atingindo um maior número de pessoas em todo o mundo, como é o caso da Body Systems. Cada um dos programas tem diferentes características para diferentes perfis de praticante, mas com um único objetivo: gerar mais saúde e qualidade de vida. Confira os programas:

    Lesmills Bodyattack

    Uma aula intensa e cheia de energia, desenvolvida para os amantes de condicionamento físico intenso, obtido através de movimentos inspirados nos esportes (aeróbica, basquete, voleibol, atletismo), com combinações simples, trabalhos de força e estabilização.  
    Duração: 55 minutos |Gasto calórico médio: até 730 kcal 
     
    Lesmills Bodybalance
     
    Corpo e mente em perfeita sintonia. Essa é a sensação dos praticantes de Les Mills BODYBALANCE™. Com técnicas do Tai Chi, Yoga e Pilates, desenvolve força, equilíbrio e flexibilidade, além de proporcionar uma percepção indescritível de leveza espiritual.
    Duração: 55 minutos |Gasto calórico médio: até 340 kcal 
     
    Lesmills Bodycombat
     
    A mais explosiva das aulas, praticada por milhares de pessoas “viciadas” nesta combinação de ginástica e artes marciais, que descarregam o estresse “lutando” sem contato físico. Com movimentos vindos do Boxe, Karatê, Kung Fu, Jiu Jitsu, entre outras artes, Les Mills BODYCOMBAT™ é um verdadeiro chute na preguiça!
    Duração: 55 minutos |Gasto calórico médio: até 545 kcal 
     
    Lesmills Bodyjam
     
    Para deixar o corpo balançar ao som dos maiores hits da história e dos últimos lançamentos mundiais. O Les Mills BODYJAM™ vai dos Ritmos Latinos até a Música Eletrônica e o Hip Hop, sempre antenado com o que ‘faz a cabeça’ das pessoas que gostam de dançar. É o lugar certo para dançar, suar e se divertir.
    Duração: 55 minutos |Gasto calórico médio: até 530 kcal
     
    Lesmills Bodypump
     
    Há mais de 20 anos no mercado, esta aula conquistou corações e corpos de milhões de praticantes ao redor do planeta. Treinamento de força e resistência em uma aula coletiva, que respeita as características individuais, este é o Les Mills BODYPUMP™. Anilhas e barras, músicas envolventes com exercícios seguros e eficazes, são o conjunto ideal para esta aula que melhora a postura e dá a tão desejada definição muscular.
    Duração: 60 minutos |Gasto calórico médio: até 560 kcal 
     
    Lesmills Bodystep
     
    Subir e descer do step, como se estivesse brincando, mas fazendo um treino de verdade! Uma das modalidades mais tradicionais nas academias, formatada em um programa fácil de acompanhar, com grandes resultados! Exercícios que estimulam o trabalho de coxas e glúteos em especial, com muita diversão e alegria.
    Duração: 55 minutos |Gasto calórico médio: até 620 kcal 
     
    Lesmills Bodyvive
     
    Les Mills BODYVIVE™ uma renovação da atividade física em grupo.  Com foco em fidelizar os praticantes novatos, e atender o público mais experiente quando desejam “quebrar” a rotina de treinos mais intensos. Melhora o condicionamento, a flexibilidade, além de ser uma grande oportunidade para socialização.
    Duração: 55 minutos |Gasto calórico médio: 420 kcal 
     
    Lesmills RPM
     
    Nunca uma aula de ciclismo indoor teve tantos adeptos oficialmente como o 
    Les Mills RPM™. Um “assassino de calorias”, com um gráfico de trabalho eficiente e uma trilha sonora indescritível, que convida a uma verdadeira viagem dentro da sala de bike.
    Duração: 45 minutos |Gasto calórico médio: 620 kcal 
     
    Lesmills SH'BAM
     
    Liberdade, movimento e suor. O Les Mills SH’BAM™ é feito para qualquer pessoa que procura momentos de interação e diversão, regados a sucessos musicais e movimentos extremamente simples. Feito para acabar com qualquer possível medo de participar das aulas de ritmos.
    Duração: 45 minutos |Gasto calórico médio: 400 kcal 
     
    Lesmills Cx Worx
     
    Treino de core intenso e eficiente, é a essência do Les Mills CXWORX™. Quem deseja fortalecer e tonificar a região abdominal, de costas, coxas e glúteos, encontrou a aula ideal. Além disso, é uma sessão rápida para quem quer complementar seu treinamento com pesos ou cardio e para adeptos do treinamento individualizado que procuram os resultados de uma aula em grupo eficaz.
    Duração: 30 minutos |Gasto calórico médio: 250 kcal 
     
    Power Jump
     
    Treinamento aeróbio em minitrampolim, com resultados visivelmente rápidos e organizado de uma maneira democrática, que permite que alunos novatos e experientes saiam das aulas com a sensação de dever cumprido.
    Duração: 55 minutos |Gasto calórico médio: 700 kcal 
    Os professores Silvio César Leite e Marlean Kelli Silveira: selecionados entre inúmeros outros professores de Power Jump da América Latina a participarem da gravação do Power Jump mix 36, em São Paulo.
    Os professores Silvio César Leite e Marlean Kelli Silveira: selecionados entre inúmeros outros professores de Power Jump da América Latina a participarem da gravação do Power Jump mix 36, em São Paulo.

    Professores participam de gravação de Power Jump em São Paulo

    Silvio César Leite e Marlean Kelli Silveira foram selecionados entre inúmeros outros professores de Power Jump da América Latina a participarem da gravação do Power Jump mix 36, em São Paulo. O vídeo em que Silvio e Marlean Kelli gravaram no último dia 23 de março, trata-se de um material didático e somente professores/academias credenciados da Body Systems recebem.

    Silvio e Marlean, professores de educação física de um clube da cidade, aliás o único a oferecer aulas de Power Jump aos associados, explicam que é cada vez maior o número de adeptos dos Body Systems, programas que fazem perder calorias e manter a forma com saúde.

    Os professores foram convidados a gravar o vídeo porque se inscreveram no programa da Body Systems e passaram pela seletiva onde foram aprovados pelos treinadores e coreógrafos. “Já participamos de vários eventos da Body Systems, mas esse, por se tratar de uma gravação, atinge muitos professores do nosso universo Fitness, por isso, consideramos o mais importante. Estamos felizes por termos participado, foi uma experiência única!”, diz o professor.

    .

    A Body Systems, explica Silvio César, pertence a empresa Les Mills Internacional, que nasceu na Nova Zelândia em 1980, com parte na Les Mills World Fitness. “É uma organização que possui aulas de treinamento físico presente em mais de 70 países, licencia academias, treina e atualiza trimestralmente professores para ministrar onze diferentes tipos de aulas coletivas. São as dez aulas Les Mills e o brasileiríssimo Power Jump”, esclarece Silvio.

    Exercícios Físicos para cada perfil
    Exercícios Físicos para cada perfil
    Exercícios Físicos para cada perfil
    Exercícios Físicos para cada perfil
    Exercícios Físicos para cada perfil

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.