Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Turismo

Aniversário debaixo d´água

  • Imagine passar um aniversário em alto mar! Até aí, tudo bem. Agora, imagine brindar o seu aniversário a 20 metros de profundidade em alto mar? Pois bem, o médico gastroenterologista, Dr. José Armando Maia Righetto, mergulhou, brindou e ainda descobriu um mundo incrível, onde o silêncio reina absoluto. A aventura rendeu além de muita experiência, muitas histórias para contar.

     

    Cardume de peixes.
    Cardume de peixes.

    José Armando Maia Righetto e sua esposa Mara Regina Giannelli Righetto e mais uma turma de amigos, inclusive os mergulhadores profissionais, Denise Resende e Gilberto Kallas, passaram dias incríveis em Ilha Grande , em Angra dos Reis/RJ.

    Treze, dos dezesseis amigos que foram, realizaram mergulhos fantásticos: Gilberto Kallas, Denise Rezende, Erick Cruz, Ana Luiza Raimunda, Priscila Alves, Cláudio Okawa, José Armando Maia Righetto, Danilo Santos Ribeiro, Edson Alexandre Silva, Luiz Alberto Pimenta, Amon Bizzocchi, Guilherme Ferreira Pena e Jussara Guersoni Rios. Dia 19 de fevereiro, dois mergulhos durante o dia e outro noturno, no dia 20 de fevereiro, dia do aniversário do médico, mais dois mergulhos diurnos.

    “Na primeira ocasião fomos visitar um navio naufragado com cerca de 25 metros de profundidade. No outro dia realizamos outro mergulho, desta vez, comemorando a minha virada de ano debaixo d’água. Depois, lógico, fomos festejar em terra firme com uma deliciosa torta doce que a esposa mandou preparar. Foi perfeito!”, conta o médico, Dr. José Armando Maia Righetto.

    Entre os esportes radicais, o mergulho é, certamente, um dos que oferecem maior prazer e maior risco. No mergulho livre contemplativo, que é uma forma de turismo pelo ambiente aquático, o qual José Armando e o grupo realizou, o mergulhador conta com o auxílio de equipamentos que ele carrega e que lhe permite respirar debaixo d’água. “É um tipo de mergulho utilizado tanto para a exploração submarina de cavernas como para pesca e mergulho turístico”, ensina José Armando.

    Para descer às profundezas, mergulha-se com neoprene, colete, válvulas para respirar, máscara, snorkel, nadadeira, cinto de lastro, além de outros acessórios como: lanterna, faca, cilindro, manômetro, entre outros apetrechos.

    O médico explica que essa experiência em Ilha Grande não foi seu mergulho de “batismo”, como é chamado o mergulho para iniciantes, e sim, em Parati. “Na verdade comecei a mergulhar em dezembro de 2009 e não parei mais. Posso dizer que já conheço um pouco da vida aquática, realizando 22 pescarias no Pantanal e na Bacia Amazônica, além de ter chegado quase perto da Guiana Francesa. Mergulhar para mim tornou-se um hobby prazeroso e gostoso que eu não abro mão”, fala o médico.

    Quanto às aulas de mergulho, José Armando alerta para os cuidados necessários. “O curso é básico: 5 aulas teóricas e de orientações, com foco especial no barotrauma; que são os traumas de pressão, além de uma série de recomendações que o mergulhador deve seguir a risca, como: estar com saúde em boas condições, não ingerir bebida alcoólica 24h antes e nem depois, usar tapa-ouvido, não apresentar cárie nos dentes, etc. Já a 2ª parte é realizada na piscina, com os equipamentos para adquirir segurança e só depois o iniciante estará pronto para ser batizado no Clube Náutico de Furnas, que é o ideal, segundo nossos instrutores afirmam.”

    Para José Armando Righetto, o fundo do mar é tão diferente e tão fascinante que é algo para deixar qualquer um em transe. “A sensação é de leveza, de flutuar, de deixar-se levar. O silêncio é outra coisa que fascina. As pessoas aprendem a respeitar e a proteger melhor aquilo que conhecem bem. E não há nada melhor do que o mergulho para se conhecer as belezas do fundo do mar. Mergulho se faz de paixão e por paixão”, conclui o gastroenterologista.

    ,

    Um Paraíso Ecológico

    Oito (8) baías, 365 ilhas e 2.000 praias, contrastam com um relevo acidentado, coberto pelos diversos tons de verde da Mata Atlântica. Mar manso em perfeita harmonia com montanhas e cascatas fazem de Angra uma das regiões mais belas do mundo. A Ilha Grande, situada ao sudeste de Angra com 155 km de litoral, 106 praias e vilas, o turista encontra praias semi-selvagens, rios, lagos, enseadas, cachoeiras e manguezais. O mar de Angra oferece encantos escondidos pelas diversas ilhas espalhadas pela baía da Ilha Grande.

    Cardume de peixes.
    Exóticas tartarugas marinhas.
    Natureza Exuberante.
    Natureza Exuberante.
    O mergulhador profissional Gilberto Kallas e José Armando que comemorou e brindou seu aniversário nas profundezas de Ilha Grande, em Angra dos Reis.
    Uma parte da turma após um mergulho incrível: da esquerda para a direita, Guilherme, Jussara, José Armando, Luís Alberto e Cláudio.
    Os aventureiros em Ilha Grande (Amon, Cláudio , Patrícia, Edson, Rosane, Denise, Luís Alberto,Mara, José Armando, Jussara, Guilherme, Gilberto, Priscila, Danilo, Erick e Ana).

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.