Historiazinha
A coruja e o urubu
Dona Coruja vivia lá com a sua sabedoria e não se envolvia com as outras aves. MAS... (já disse que quase toda história tem um mas). Mas um dia, ela precisava sair para buscar alimento para os seus fi lhotes. Miquinho, um macaquinho muito falador, avisou que o Urubu Rei estava nas redondezas e que a comida por ali estava difícil; o Urubu, quando não achava comida, comia os fi lhotinhos de pássaros. Dona Coruja pensou lá com a sua sabedoria que o melhor para se defender do perigo é saber enfrentá-lo. Saiu então a procura do Urubu Rei e pediu-lhe:
-Seu Urubu, eu soube que o senhor anda devorando os fi lhotinhos por aí, mas por favor, eu tenho que sair e vou deixar meus fi lhinhos no ninho, não vá comê-los.
O Urubu fi cou sensibilizado com o apelo daquela mãe e perguntou como ele saberia quais seriam os fi lhotes da coruja, pois para ele todo fi lhote é igual. Dona Coruja explicou-lhe que os fi lhotes dela eram os mais lindos da fl oresta, que se ele achasse um ninho em que havia os fi lhotes mais lindos, eram os dela. O Urubu então saiu a procura de algum ninho, passava por um, espiava e pensava:
-Esses até que são bonitinhos, pode ser que sejam os da Coruja.
De repente ele viu um ninho com os fi lhotes, que achou horrorosos, e pensou logo em comer esses porque não os achou bonitos, e com certeza não eram os da Coruja, os dela eram bonitos demais! E já ia pegar o primeiro quando ouviu um grito alucinado, era a Coruja. -Seu malvado, ela disse, eu te pedi e você não me atendeu, já ia comer meus lindos fi lhotinhos!
-Mas Dona Coruja, foram os fi lhotes mais feios que encontrei!
-Ora seu Urubu ,eles são lindos!
E muito brava a Coruja espantou-o dali, salvando assim seus lindos fi lhotinhos. E foi aí que o Urubu que não era sábio nem nada, saiu-se com esta: “Amor de Mãe não se explica!”
(Adaptação do Folclore Brasileiro)
Hilda Mendonçai
Receitas da Vovó
Bolo de caneca
Ingredientes
• 1 ovo pequeno
• 2 colheres (sopa) de açúcar
• 2 colheres (chá) de chocolate em pó
• 2 colheres (sopa) de óleo
• 3 colheres (sopa) de leite de soja
• 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
• 1/2 colher (chá) de fermento em pó
Modo de preparo
Coloque o ovo na caneca e bata com o garfo. Junte açúcar, chocolate em pó, óleo e misture. Acrescente, alternadamente, o leite de soja e a farinha, misturando a cada adição. Junte o fermento e mexa até fi car homogêneo. Leve as canecas ao forno pré-aquecido em temperatura média por 20 minutos.
Rende uma porção