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Janeiro/Março 2020
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Esporte e Saúde

Bons motivos para a prática da Atividade Física

  • Marcelo Campos Machado
  • Chegou o verão, vontade de perder alguns quilinhos e ainda não começou a praticar alguma atividade física, o que fazer?

    Esta “necessidade” de perder peso nem sempre é suficiente para manter uma pessoa habitualmente sedentária em uma academia. Alguns estudos recentes têm mostrado que praticar um exercício físico não é importante apenas para colocar a silhueta no lugar. Alguns aspectos da vida, como o aprendizado, o humor e até o desempenho no trabalho, podem ser aprimorados com malhação, seja na academia, na quadra, piscina ou na pista de atletismo.

    Outras pesquisas indicam bons motivos para se exercitar:

    01 - Quem se exercita ganha mais dinheiro – parece estranho esta afirmação, mas foi a conclusão de uma pesquisa recente feita pelo economista Vasilios Kosteas, da Cleveland State University, EUA. Diz a pesquisa que as pessoas que fazem exercícios físicos pelo menos três vezes por semana ganham 9% mais que os sedentários; quem malha de uma a três vezes na semana, ganha 5% a mais. Segundo o pesquisador, esta diferença está ligada na ginástica que ajuda no foco e na atividade cerebral, com liberação de endorfinas e melhoria na saúde e nas habilidades físicas e emocionais, resultando num profissional mais produtivo, capacitado e qualificado.

    02 – Exercícios são bons para o desempenho sexual – pesquisadores da UNICAMP (SP), conseguiram provar, em 2008, que praticar atividades aeróbicas cinco vezes por semana, pelo menos meia hora, é um bom tratamento para problemas de ereção. Outro estudo da University of California, EUA, mostrou que corridas de quinze a vinte minutos, todos os dias, são suficientes para aumentar a libido de mulheres e homens com problemas de desejo.

    03 – Malhar ajuda nos estudos – uma pesquisa da University of Illinois, EUA, demonstra que os treinos estimulam a produção de neurônios ligados a funções cognitivas, que permitem assimilar e memorizar conteúdos.

    04 – Treinos são tratamentos para depressão – exercícios físicos podem reverter o quadro da depressão, é o que diz a pesquisa feita em 2011 pelo UT Southwestern Medical Center, EUA. Os cientistas analisaram um grupo de pessoas de 18 a 70 anos com quadro de depressão e que não haviam respondido bem ao medicamento dado no início do tratamento. Depois de praticarem atividade física por 12 semanas, escolhidos de acordo com o perfil de cada um, 30% se recuperaram completamente e 20% tiveram melhora considerável, resultado que não havia sido alcançado pelas pílulas.

    05 – Falta de exercícios pode matar tanto quanto o tabaco – quem não fuma e também não pratica exercícios físicos, o risco de morrer prematuramente é quase tão grande quanto se fosse viciado em tabaco. Estudo publicado em julho deste ano mostra que 5,3 milhões de pessoas perdem a vida por doenças cardíacas, diabetes, câncer de mama e cólon, além de outros problemas ligados ao sedentarismo.

    06 – Exercícios ajudam a tratar diabetes e doenças do coração – pesquisa realizada na USP (SP), indica que atividades regulares ajudam no tratamento de diabetes mellitus tipo1. Além disto, eles são benéficos para melhoria da pressão arterial e a frequência cardíaca, o que também indica a sua contribuição no tratamento de doenças coronarianas. São bons motivos para deixar a preguiça de lado, tirar a roupa de ginástica do fundo da gaveta e começar a se exercitar. Seu corpo agradece.

    por Marcelo Campos Machado

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