Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Digital

Wii U

  • Finalmente, a Nintendo revelou mais detalhes sobre o Wii U. A empresa informou valores, variações do console (Basic e Deluxe) e preços. Após o término do evento, a fabricante divulgou as especificações oficiais do video game.

    Wii U

    Um Xbox 360 evoluído? 

    Antes de comparar o Wii U com os futuros consoles da Microsoft e da Sony, vale atentar para alguns detalhes da arquitetura do video game. Se você reparar bem, o processador do Wii U é muito semelhante ao do Xbox 360.

    Bom, veja que a maioria dos rumores cita a possibilidade de 32 MB de memória RAM dedicada. Acreditamos seriamente que esta pequena quantia sirva como cache para o chip gráfico. Um espaço para guardar dados temporariamente. Além disso, a memória de 1 GB (exclusiva para aplicativos) deve ser compartilhada com a GPU.

    Claro, existem inúmeras características que diferenciam os dois consoles, mas, observando apenas esses pequenos detalhes, podemos ter ideia de que o Wii U não é tão potente como algumas desenvolvedoras sugerem.

    Concorrentes muito na frente

    Segundo rumores diversos, PS4 e Xbox 720 serão capazes de trabalhar com resoluções 4k. Entretanto, para falar a verdade, pelo que vimos nas demonstrações da Square-Enix e da Epic Games, nem mesmo os futuros video games serão capazes de trabalhar com essa tecnologia em jogos muito avançados.

    Uma GTX 680 trabalha no limite para reproduzir jogos de tamanha qualidade e, considerando que o chip gráfico dos novos consoles talvez não seja tão potente, é bem provável que continuemos com games em 1080p. Dessa forma, a tecnologia 4k deve aparecer apenas para joguinhos online e para vídeos — o que já é uma grande vantagem.

    Uma perspectiva realista

    Wii U deve vir com capacidade para processar gráfi cos e recursos semelhantes aos do DirectX 11. Entretanto, isso não quer dizer que ele será capaz de empatar com o PlayStation 4 e o Xbox 720. Por que? Bom, vamos ser diretos. Quando os novos consoles da Microsoft e da Sony chegarem, o hardware do Wii U vai estar defasado em três anos.

    O novo console da Nintendo será superior ao Xbox 360 e ao PlayStation 3 e terá capacidade para rodar games do Mario com visuais extremamente belos em 1080p. Todavia, é preciso lembrar que o video game precisará dar conta de processar imagens para os tablets. Por tudo isso e muito mais, o Wii U não será páreo para o PS4 ou para o Xbox 720.

    A estratégia da Nintendo é diferente

    Tudo isso é muito bonito e interessante. Contudo, muitos de vocês devem estar se perguntando, se a Nintendo sabia que o Wii U seria inferior ao PS4 e o Xbox 720, por que ela insistiu em lançar o console tão na frente? Vamos avaliar o porquê de a Nintendo tomar atitudes que a deixarão “para trás”.

    É importante frisar que o plano da companhia nunca foi competir de igual com as outras empresas. Segundo que, como de praxe, a Big N leva muito em conta o fator diversão e a jogabilidade. Nesses dois quesitos, o Wii U faz bonito com jogos clássicos, novos games interativos e um tablet inusitado.

    A princípio, ele parece apenas mais um competidor do nível do Xbox 360. Entretanto, devemos salientar que o verdadeiro potencial do Wii U ainda deve demorar a ser exibido, visto que muitos games ainda são desenvolvidos pensando nos consoles da Microsoft e da Sony. Além disso, leva um bom tempo até que as companhias aprendam a explorar o hardware.

    Assim, concluímos dizendo que o Wii U não vai perder nada se for um pouco inferior. Aliás, não é preciso tratar os consoles como elementos de uma guerra. Cada um dos novos video games vai oferecer visuais diferentes e diversão de uma forma única. Acredite, o Wii U terá gráfi cos bonitos.

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.