Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Esporte e Saúde

A importância da ATIVIDADE FÍSICA nas crianças

  • Marcelo Campos Machado
  • Este é o mês das crianças e duas pesquisas realizadas nos EUA e na Inglaterra, chamou-me a atenção: a diabetes e o rendimento escolar.

    Na Universidade de Geórgia (EUA), uma equipe de especialistas realizou uma pesquisa com 222 crianças e adolescentes com idades entre 7 e 11 anos, todos tinham sobrepeso e eram sedentárias. Foram divididos em 3 grupos: um terço continuou sem praticar nenhum tipo de exercício; um terço fez exercícios físicos por 20 minutos e o outro terço por 40 minutos. O resultado foi que ao praticar 40 minutos de atividade física diária, 22% destas crianças diminuíram o risco de diabetes, além da diminuição significativa de índices de gordura total do corpo e de gordura visceral (gordura que envolve os órgãos internos), já os praticantes de 20 minutos diários tiveram 18% redução.

    A outra pesquisa, realizada no norte da Inglaterra, Universidade de Newcastle, conclui que a atividade física auxilia no rendimento escolar.

    Uma das ideias mais comuns entre as pessoas é que alunos inteligentes são inimigos dos esportes, porém, para surpresa de muitos, diversas pesquisas têm mostrado exatamente o contrário.

    Os resultados de pesquisa Gateshead Millennium Study (GMS), feita em longo prazo com mais de mil crianças e suas famílias desde 1999, demonstrou que crianças com idades entre 8 e 10 anos sedentárias, tem desempenho negativo na área acadêmica. Outra pesquisa realizada por pesquisadores alemães, mostrou que altos níveis de atividade física possuem um relacionamento altamente positivo com os níveis de desempenho escolar. Os relatórios científicos oferecem diversas razões para essa relação, entre elas, o fato de que, quando os indivíduos se exercitam, os fluxos de sangue e o oxigênio aumentam, o que influencia de maneira positiva as funcionalidades do cérebro, como a capacidade cognitiva e de memória.

    Todas estas pesquisas acima descritas demonstraram mais uma vez, que independente da idade, cor, sexo, peso, o importante é praticar atividade física, que consequentemente menos risco de saúde terá, e claro, seu corpo agradecerá.

    por Marcelo Campos Machado

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.