ltima Edio
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Saúde

Reflexologia Podal

  • A terapia de relaxamento que proporciona o autoconhecimento através dos pés.

    Nos pés há uma representação fiel de todo organismo, e há no mínimo um plexo capaz de estimular cada órgão ou vícera. A reflexoterapia (aplicação da refl exologia) é uma técnica capaz de avaliar e tratar distúrbios físicos e emocionais por meio de estímulos em plexos nervosos relacionados ao órgão.

    A reflexologia é uma técnica milenar que surgiu no antigo Egito, há 2.500 anos antes de Cristo. Posteriormente descoberta na China, atualmente é utilizada por diversos viajantes que passam pelo aeroporto de Xangai. Através dessa terapia é possível descobrir muito sobre as características da personalidade das pessoas. A reflexologia baseia-se no princípio de que existem áreas ou pontos refl exos nos pés e nas mãos que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura do corpo.

    Segundo Ademir Salatiel, que é um estudioso sobre o assunto e aplica a técnica em Passos e cidades da região, a refl exologia é uma técnica de estímulos nos terminais nervosos, que através de movimentos circulares em determinados pontos faz com que a pessoa se sinta melhor.

    “Os pés registram tudo que as pessoas sentem. Emoções, doenças, tudo fica registrado nos pés”, afi rma.

    De acordo com Salatiel a reflexologia não é uma simples massagem e sim uma terapia alternativa, que não recomenda nenhum tipo de medicação e não suspende o tratamento médico, que é paralelo e tem como objetivo auxiliar na recuperação das pessoas buscando um equilíbrio. “É uma terapia que traz diversos benefícios, tanto aplicada isoladamente como na potencialização de outros métodos, e vem sendo usada com muito sucesso por fisioterapeutas, psicólogos, médicos e psicanalistas, e se mostra muito eficiente no desenvolvimento do autoconhecimento”, ressalta.

    Ademir Salatiel: “Através dos estímulos nos pés é possível combater vários tipos de distúrbios...”
    Ademir Salatiel: “Através dos estímulos nos pés é possível combater vários tipos de distúrbios...”

    Salatiel explica que através dos estímulos nos pés é possível combater vários tipos de distúrbios, como o stress e o esgotamento, além de alguns outros. Outro dado que chama atenção, é que durante a terapia de relaxamento, entre cada 10 pessoas, 7 dormem durante a aplicação da técnica, tamanha a sensação de relaxamento proporcionada pela terapia. Aproveitando a experiência que já tem na área, Salatiel diz que em breve Passos terá um SPA urbano com a ideia de proporcionar às pessoas um centro de relaxamento, como muitos que já existem em grandes cidades como São Paulo e Ribeirão Preto.

    Renato Rodrigues Delfraro

    Terapia está sendo cada vez mais procurada por pessoas que buscam relaxamento

    Segundo Ademir Salatiel, a reflexologia tem sido procurada por diversas pessoas que buscam a qualidade de vida e que trabalham muito com raciocínio, como médicos, bancários, advogados, estudantes e donas de casa, entre outros, que buscam um bom relaxamento. “Através do relaxamento e dos estímulos nos terminais nervosos é possível conseguir bons resultados em vários tipos de situações causadas por tensões nervosas. A curto prazo, a pessoa se sente mais tranquila, a médio prazo a pessoa passa a refletir melhor sobre as ações que lhe trazem algum tipo de distúrbio, e claro, que a longo prazo, o benefício é maior”, explica. O tempo de duração do tratamento varia de cada pessoa, e de acordo com Salatiel, geralmente são sugeridas 10 sessões duas vezes por semana para alcançar um benefício rápido, porém, com o objetivo de buscar um melhor equilíbrio, as sessões podem ser realizadas uma vez a cada quinze dias.

     

    Foco Serviço
     
    Para quem quiser conhecer mais sobre a técnica de reflexologia pode interagir pela página no Facebook - terax reflexoterapia ou pelo telefone (35) 9940-9774 .

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.