Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Esporte e Saúde

A importância da Atividade Física na reta final dos vestibulandos

  • Marcelo Campos Machado
  •  

    Uma característica comum que os vestibulandos têm nestes próximos meses, ou melhor, nestes dias que antecedem os vestibulares é a ansiedade. Porém, é possível amenizar com atividades físicas e práticas esportivas.

    Luis Henrique Martins Vasquinho, professor de Educação Física da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo – diz: “É fundamental os alunos separarem um tempo para a atividade física durante o período de dedicação ao vestibular. O ideal, segundo Martins, é que o aluno inicialmente se organize, classificando as matérias pelo grau de dificuldade. Com essa organização, é possível o aluno realizar exercícios nos dias das matérias que possui maior entendimento e facilidade.”

    Outro fator importante a ser analisado é o horário, já que a atividade física aumenta a temperatura corporal e deixa a pessoa mais ativa e disposta. Portanto, não é aconselhável que esta prática esportiva seja executada próxima ao horário de dormir. Uma noite mal dormida tem como consequência um acordar com sonolência e pouca concentração nas aulas seguintes. Quanto ao cochilinho após o almoço, o professor Luis Henrique, ressalta que se for realizado após uma refeição leve, torna-se interessante, já que muitos se entregam à preguiça e não se concentram com intensidade nos estudos.

    O ideal é que o vestibulando pratique 30 minutos de exercícios físicos, com frequência de três vezes por semana, pois o objetivo não é o treinamento físico e sim, moderar a ansiedade.

    Caso o aluno tenha a mesma dedicação, perseverança e empenho que tem com os estudos na hora de praticar atividade física, com certeza, terá uma nova rotina saudável, e claro, seu corpo agradecerá.

    No mês de setembro comemora-se o dia do Profissional de Educação Física, dê um abraço àquele que orienta e estimula sua vida a ser mais saudável.

     

     

    por Marcelo Campos Machado

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.