Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Esporte e Saúde

Treino forte e rápido queima mais gordura do que exercícios amenos e demorados

  • Marcelo Campos Machado
  • .
    .

    Após passarem as festas, natalinas e final de ano, voltamos a fazer a nossa atividade física, mas alguns recentes estudos nos revelam informações muito importantes: treino forte e rápido queima mais gordura do que exercícios amenos e demorados. 

    Muitas pessoas tem malhado e malhado, porém não conseguem emagrecer. Uma das hipóteses dos especialistas é que estas pessoas fazem exercícios fáceis demais, mas os últimos estudos nos revelam que diminuir a duração do exercício e apostar na intensidade, pode ser mais efi ciente do que o “devagar e sempre” recomendado pelos órgãos de saúde.

    O pesquisador Luiz Carlos Carnevali Jr., autor do livro “Exercício, emagrecimento e intensidade do treinamento” escreve que para usar mais gordura durante o exercício se faz necessário um esforço intenso, pois a queima de gordura será maior após a prática desta atividade física. Esta afirmação vem de encontro com a publicação de um estudo feito em 2008 na revista do Colégio Americano de Medicina do Esporte que conseguiu demonstrar que a intensidade do exercício pode superar a duração em matéria de queima de gordura.

    Para o pesquisador Arthur Weltman, da Universidade de Virgínia, um dos responsáveis pelo estudo, a explicação para o efeito emagrecedor do exercício curto e intenso está no período de recuperação. Quanto mais intenso for o exercício, mais o corpo precisa queimar calorias para a sua recuperação, alega o Prof. Arthur. Um dos responsáveis disto é o hormônio de crescimento, que estimula a queima de gordura e cuja produção é aumentada pelo esforço físico, conclui o autor da pesquisa. Quando o exercício é moderado, quando não “ perturba” o organismo, explica o pesquisador, a recuperação não requer tanta energia, conclui o autor da pesquisa.

    Antes de se aventurar no mundo dos elevados batimentos cardíacos é necessário consultar sempre o seu médico e avaliar, através de exames, o que a sua saúde é capaz de suportar.

     

    .

     

    Marcelo Campos Machado 
    Professor de Educação Física - CREF 0527
    e-mail: mcorganizacoes @yahoo.com.br

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.