Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Turismo

Os encantos do Chile e Valle Nevado

  • As viagens turísticas pelos países da América Latina têm atraído cada vez mais os brasileiros de norte ao sul do país. Para o casal de amigos Patrícia Cançado Lemos Cardoso e Adriano José Cardoso, Lidiane Cançado Silveira de Melo e Evânio Ribeiro de Melo a primeira viagem internacional ao Chile e Argentina foi apenas a largada para muitas outras. Na agenda dos amigos, a viagem de 2012 já está programada e o destino será Las Vegas.

    Em agosto último os dois casais percorreram trechos do Chile e Argentina em 10 dias. No destino do grupo, a capital Santiago, com todos os seus atrativos como a Cordilheira dos Andes e o Valle Nevado, além do encantamento das cidades Viña Del Mar e Valparaíso. Na Argentina conheceram a capital, Buenos Aires.

    O Chile está situado na costa do Oceano Pacífi co. A capital é cercada pela Cordilheira dos Andes, o que deixa os turistas estonteados com a visão da Cordilheira por todas as direções. Os passenses se encantaram de imediato com a arquitetura e a proposta de preservação dos prédios pelos Chilenos, que respeitam as fachadas tradicionais da cultura espanhola (país que colonizou o Chile) e constroem novos prédios dentro das estruturas antigas. “Eu gosto muito de observar a arquitetura, a história”, disse Patrícia.

    A educação e a hospitalidade dos chilenos conquistaram o grupo, além da limpeza das vias urbanas. Quando estavam no país vivenciaram a recente manifestação de estudantes por universidades públicas. Segundo Lidiane, a manifestação era feita de forma mais ordeira, algo diferente, com patriotismo. Outro fato que chamou a atenção foi o cuidado que os chilenos têm com animais. Os cães de rua recebem cuidados da população e são tratados com carinho. As leis de trânsito também são levadas à risca e o pedestre é respeitado.

    A gastronomia foi um capítulo a parte. Nada tão difícil que não pudessem gostar ou degustar. A base alimentar no Chile está voltada para o peixe, maior produção do país, que tem como vantagem as correntes de água fria e a proximidade com o Oceano Pacífico. Os casais experimentaram o Côngrio, um dos peixes mais tradicionais do cardápio do país, que tem sabor inigualável, além de muitas outras especiarias. Também degustaram os deliciosos vinhos chilenos, reconhecidos como um dos melhores do mundo em decorrência do clima ideal para o plantio de uvas. No roteiro da viagem estavam as vinícolas, onde puderam conhecer a produção e a história das mesmas, marcadas por lendas e mistérios.

    Eles destacam na gastronomia o Restaurante Giratório, em Santiago. A cidade que está a 520m de altura, tem um restaurante nas alturas. O Giratório fica localizado no 18º andar de um prédio. O restaurante proporciona uma visão diferente da cidade à medida que sua base gira em 360º, durante o período de uma hora, modificando o cenário do ambiente. Eles também recomendam o Azul Profundo e Como Água para Chocolate, ambos no Chile.

    Sobre o turismo no país, Patrícia e Lidiane observaram que o Chile está bem preparado para receber os turistas. A acolhida, a recepção, os hotéis são excelentes. O turismo é mesmo naquele país um segmento do mercado econômico.

    Depois de conhecerem a capital, foram conhecer o Valle Nevado, a maior estação de esqui da América Latina. A subida de 3.200m de serra é o início de uma aventura que se estende pela montanha de neve. São 60 curvas com intensidade de 90 a 200 graus. Um verdadeiro teste físico. Mas segundo os passenses vale à pena. O visual é lindo, além da emoção de estar em uma pista de esqui. Eles não quiseram se aventurar no esporte, mas segundo Patrícia e Lidiane aproveitaram bastante. Foi um dia de muita brincadeira e adrenalina na neve.

    Na sequência do roteiro saíram do gelo e foram conhecer a cidade jardim, como Viña Del Mar é conhecida no Chile. Entre uma visita e outra puderam estar pertinho de um totem que foi levado da Ilha de Páscoa para a cidade. Uma peça original da cultura Inca. Tudo muito florido e limpo. Patrícia e Lidiane destacam um dos cartões postais da cidade, o relógio de flores, criado especialmente para a Copa do Mundo de 1962, que foi disputada na cidade.

    O acaso também brincou com os casais. No hotel encontraram conterrâneos e entre um passeio e outro estava no grupo a ex-BBB Tessália que, naqueles dias, trabalhava no país e passou algumas horas da viagem com o grupo.

    Depois de se encantarem com o Chile chegou a vez de conhecerem a Argentina. Na gastronomia deixaram os peixes e puderam saborear as deliciosas carnes preparadas pelos porteños. A tradicional cultura do tango foi apreciada pelo grupo que aproveitou para fazer algumas aulas da dança.

    No destaque dos passenses, a rua-museu Caminito, de valor cultural e turístico pela sua concentração de atrações, bares e a cultura argentina. O turismo de compras é intenso e até agressivo por parte dos vendedores. Quem não tem conhecimento desse perfil fica impressionado e incomodado com o assédio dos mesmos . As diferenças entre os dois países, apesar da proximidade, são enormes. É justamente essa diversidade que deixou a viagem ainda mais rica.

    Santiago do Chile
    Troca da guarda
    Manifestação de estudantes
    Adriano Cardoso e Patrícia Cançado, Lidiane Cançado e Evânio Melo Águas do Oceano Pacífico
    Valle Nevado
    Valle Nevado
    Valle Nevado
    Piscina Térmica do Hotel Valle Nevado
    Moai trazido da Ilha de Páscoa

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.