Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Esporte e Saúde

Estocolmo e Porto

  • Marcelo Campos Machado
  • Um estudo feito pela professora portuguesa Fátima Santos, comparou a cidade de Estocolmo (Suécia) com a cidade do Porto (Portugal) nas suas infra estruturas para que as suas populações possam fazer atividades físicas, na verdade, estimular o munícipe a praticar exercício físico. Estocolmo fica no norte da Europa enquanto que Porto fica no sul, as duas cidades são muito antigas, ambas tem regiões construídas no período medieval, período romântico e contemporâneo, com o transporte público muito bem utilizado por todos, muito boa acessibilidade. Alguns fatores diferenciam uma da outra, Estocolmo é muito plana e Porto bem acidentada, o clima é semelhante, porém, em Estocolmo o inverno é mais acentuado.

    O estudo mostra que mesmo com estas diferenciações, grande parte da população de Estocolmo utiliza a bicicleta como forma de transporte, para ir ao trabalho, para pegar o metrô, trem, mesmo para sair à noite. A bicicleta é utilizada por todos, homens de terno, mulheres de saias, é um costume, independente do clima, frio ou calor. Já, em Porto, nada disto acontece, pois não foram feitas obras de infra estrutura que a população pudesse utilizar outros tipos de transportes a não ser o carro, metrô ou trem.

    Transportando este estudo para a nossa cidade, temos avenidas largas, planas e com algumas inclinações, mas muito boa para a prática de alguma atividade física, ora caminhada, corrida, ou andar de bicicleta. No bairro da Penha foi inaugurada uma academia ao ar livre na praça.

    Com todas essas informações, não se pode ficar parado em casa. Mexa-se, faça exercício físico pelo menos 3 vezes por semana, o seu corpo agradece.

    .

     

    Marcelo Campos Machado
    Professor de Educação Física - CREF 0527
    e-mail: [email protected]

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.