Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Esporte e Saúde

Quero emagrecer o mais rápido possível, mas como?

  • Marcelo Campos Machado
  • Esta é uma das perguntas que mais ouvimos na véspera do verão, mas emagrecimento é da responsabilidade dos nutricionistas e endocrinologistas. Nós, professores de educação física, auxiliamos nas atividades físicas.

    Os exercícios físicos são divididos em aeróbios e anaeróbios, as atividades físicas aeróbias são aquelas que consomem oxigênio para produzir energia e tem uma duração de mais de 20 minutos contínuos, tais como caminhadas, natação, ciclismo, corridas . Atividades anaeróbias são aquelas que não necessitam de oxigênio para produzir energia e tem uma duração de até 3 minutos, exercícios rápidos, tais como; sprint, exercícios de explosão na musculação, corridas curtas.

    Para pessoas que querem somente enrijecer os membros inferiores (coxas, pernas, glúteos) e membros superiores (braços) são recomendados exercícios resistidos. Musculação é a mais indicada pois o resultado do enrijecimento é mais rápido de aparecer.

    Para aquelas que querem emagrecer, perder peso, acabar com aquela “ gordurinha” , exercícios aeróbios são necessários, principalmente a corrida (ideal para perder a barriga), mas caminhada, ciclismo, natação e outras atividades com duração acima de 20 minutos são recomendáveis.

    Para as pessoas que querem melhorar sua capacidade respiratória, a natação é imprescindível, para quem quer fazer atividade física, mas tem dor no joelho, não gosta de transpirar, as atividades aquáticas são as melhores.

    Para pessoas que querem melhorar sua postura corporal, Pilates se faz necessário, que é uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

    Todas estas atividades físicas citadas e mais outras não citadas, deixarão, com certeza, seu corpo melhor para o próximo verão, mas vale sempre lembrar que antes de iniciar exercícios físicos, é necessário fazer uma avaliação médica.

     

    .

     

    Marcelo Campos Machado
    Professor de Educação Física - CREF 0527

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.