Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Turismo

Turismo, cultura e moda

  • A Cidade-Luz, Paris, é o cenário de inspiração para os designers de moda. Assim, nada melhor do que um roteiro na capital francesa para encher a bagagem de tendências para as próximas estações, afinal Paris lança moda clássica para o mundo todo.

    Edivan Lopes numa viagem de pesquisa e atualização
    Edivan Lopes numa viagem de pesquisa e atualização

    Edivan Lopes, da E&E DESIGN, fez essa aposta e com um roteiro de 9 dias pesquisou moda, ambientes, lojas, arquitetura, decoração, iluminação, cores e muito mais. 

    Formado em design de moda pela Universidade Veiga de Almeida no Rio de Janeiro, Edivan realizou a sua primeira viagem a Paris quando ainda estava na faculdade. Em junho de 2010 voltou a Cidade- Luz e trouxe na sua bagagem muitas tendências para os vários setores em que atua.

    “Nada melhor do que começar o roteiro pelo lado vip de Paris.” Assim, ele começa a sua pesquisa pelo Triângulo de Ouro, que reúne as avenidas: Champs-Elysées, Montaigne, Georges V. Nessas avenidas é possível encontrar o que há de mais caro e chique em Paris. As ruas concentram as lojas das grandes griffes como Louis Vuitton, Chanel, Armani, Dior, entre outros. Além da moda, o local reúne bela parte da história francesa. O endereço, que sempre foi destinado aos vips de Paris, reuniu os nobres e os burgueses, nos séculos passados; hoje concentra os grandes nomes da alta costura.

    “Nessas três avenidas não vamos encontrar uma moda pronta, mas vamos observar os detalhes, as tendências. O que os grandes nomes da moda estão criando, o que estão usando em suas roupas. É um tecido, a cor, a renda, a “laise”, uma gola, um pregueado. Vamos observar os detalhes e registrar tudo nas inúmeras lojas de griffes que se concentram no endereço mais caro de Paris”, disse Edivan. Depois de passar pelo Triângulo de Ouro é hora de seguir para a rua Saint-Honoré para encontrar a “Collete”. A parada é obrigatória para escolher as melhores trilhas, o que há de mais novo, para o som de desfi les, para o som ambiente das lojas. Depois de conhecer a sofisticação é hora de seguir para as galerias. O que não deixa de ser uma grande viagem.

     

    A elegância da moda Francesa é mostrada em suas vitrines.
    A elegância da moda Francesa é mostrada em suas vitrines.

     

    As galerias, tradicionais em Paris, são imensas. Cerca de 10 andares recheados com muitas lojas. As grandes marcas também estão expostas nesses lugares. E começa tudo novamente, loja por loja, detalhe por detalhe.

    A Galeria Lafayette-uma das mais tradicionais e a maior loja de departamentos da França, fundada há 100 anos-mantém galerias específicas para o público feminino, masculino, infantil e decoração. Andares e mais andares com as maiores griffes e muitas outras opções. É essencial, também, uma parada na Galeria Printemps para ver a maior seção de sapatos de Paris, os melhores cosméticos e as mais belas lingeries.

    Cansaço, que nada! Não há tempo a perder. Afinal são muitas tendências e muitas novidades. No roteiro de Edivan o momento é da “Le Bon Marché”; a mais antiga loja de departamento da França, criada em 1848. Na rua de Rivoli, que concentra também grandes lojas, o destaque é para a Galeria BHV, a pesquisa se estende para as roupas de cama, mesa, banho, cores e aromas; onde é possível escolher também o aroma da loja.

    Depois desse tour por lojas e lojas, chega o grande dia de visitar o “Mercado de Pulgas” de Paris, que concentra uma grande feira de artesanato e antiguidades. No local é possível comprar, a preços acessíveis, móveis novos e usados, roupas, bijouterias.

     

    Tendências da nova estação: rendas, navy e laise.
    Tendências da nova estação: rendas, navy e laise.

     

    Depois desse roteiro que exige muita sola de sapato, o dia é destinado ao descanso. É hora de curtir em um bom café na Champs - Elysées, uma tarde assistindo o público passar pela avenida. Tomando um bom vinho e degustando um bom queijo dá para confi rmar o que os “manequins” da rua estão usando, pois em Paris todo mundo anda na moda.

    Nessa viagem, Edivan também foi guia da empresária Karine Oliveira e ainda conseguiu tempo para acompanhar a produção e as fotos da nova coleção da Xiis, que foram produzidas por Karine. É claro que nem tudo é trabalho. Os cartões postais da cidade, carregados de séculos de história, também foram visitados: Torre Eiffel, Museu do Louvre, Arco do Triunfo, Catedral de Notre-Dame, Palácio de Versalhes, o Moulin Rouge e o Teatro Lido, onde tudo é espetáculo, desde os detalhes da mesa com efeitos especiais até à encenação.

    Denise Bueno

    Edivan na Galeria Printemps - maior seção de sapatos de Paris.
    Pesquisando ambiente e decoração.
    Uma tendência atual: Lojas departamentalizadas.

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.