Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Turismo

Os encantos históricos da Turquia

  • .

    A Turquia, depois da Palestina, é o país onde os cristãos reencontram as origens da própria fé e onde nascem o rio Tigre e o Eufrates, rios bíblicos do Paraíso, dos quais descendem a humanidade. A Turquia é o 7º país mais visitado do mundo. Em 2009, 28 milhões de turistas visitaram o país (sendo 44 mil deles brasileiros). Este país reserva surpresas espetaculares aos olhos viajantes. A Turquia encanta pelas belezas naturais das suas paisagens, desde as ásperas montanhas do interior, aos restos de antigos templos e vestígios do passado.

    A Turquia é o único país banhado por quatro mares: o Mediterrâneo, o Egeu, o Mar Negro e o Mar de Mármara. Heródoto, tido como o Pai da História por trazer inovações que deram início à pesquisa histórica como hoje a conhecemos e que nasceu na Turquia, dizia que a costa turca e o seu céu eram os mais belos do mundo. A empresária Celina Discini Vasconcelos e a professora Silvia Mara Lemos Macedo, que viajaram a Turquia em meados de maio de 2010 concordam em partes. “Não digo o céu mais lindo do mundo, mas é fantástico quando passeamos pelo estreito de Bósforo que liga as duas partes de Istambul”, conta Silvia Mara.

    Conhecer a Turquia, para Silvia Macedo foi realizar um sonho da adolescência. “Neste país tudo tem um brilho especial, não tem como explicar as maravilhas da Capadócia, principalmente quando você faz um passeio de balão ao amanhecer do dia”, diz Silvia, que com mais trinta pessoas conheceram a Turquia em dez dias.

    Segundo a professora, pode se dizer que a Turquia tem um patrimônio arqueológico imenso. “Sua agricultura, suas inúmeras mesquitas como a mesquita Azul, a cidade subterrânea, os museus ao ar livre, as ruínas, as piscinas naturais e o florido de lá encantam qualquer turista. Até nas rodovias, os acostamentos são floridos. Mas para mim o ponto alto desta viagem foi em Éfeso, onde visitamos a casa de Maria, não tem como explicar tamanha emoção!”, salienta Silvia.

    A empresária Celina Discini conta que há imagens que ela não vai esquecer tão depressa, como as maravilhas esculturais criadas pela natureza na região da Capadócia onde ela viu fantásticas paisagens formadas por sucessivas erupções vulcânicas há milhares de anos. “É tudo muito antigo, muito primitivo, é de se admirar!”, conta Celina Discini.

    Além de tudo, os turcos são hospitaleiros, conforme Celina explica. “Generosos e disponíveis, apressados nas grandes cidades, mas no interior, as pessoas vivem ainda seguindo regras e tradições milenares nômades e camponesas”, explica a empresária.

    Um aspecto que salta à vista do visitante, segundo Celina, é a profusão de mesquitas. “Não há terra, por mais pequena que seja, que não tenha uma, duas ou mesmo três. Nas grandes cidades, são às dezenas.”

    A maioria das mesquitas oferece as cinco orações diárias: antes do nascer do sol, ao meio-dia, na parte da tarde, após o pôr-do-sol e de noite. Não é necessário rezar nas mesquitas, mas de acordo com os guias do local, realizar a oração junto com outros muçulmanos (grande maioria) é mais piedoso do que rezar sozinho.

    Já a paisagem da Turquia é diversifi cada: montanhas e planícies férteis, onde se pratica uma agricultura moderna que permite tirar da terra os mais variados produtos. Assim, não faltam searas de trigo alternando com árvores de fruto: cerejeiras, damasqueiros, laranjeiras, pereiras, etc. Há ainda terras que são aproveitadas para cultivar girassol e algodão.

    Na indústria os turcos distinguem-se sobretudo na tapeçaria de qualidade, que é vendida a alto preço, nas peles que utilizam para fazer casacos, na cerâmica e na fabricação de objetos de metal.

    A gastronomia é variada e inclui doces típicos com entradas à base de vegetais: pepinos, berinjelas (os turcos adoram), pimentas e tomate. O iogurte é também muito utilizado como aperitivo. No menu das refeições aparece com muita frequência folhados com carne, queijo ou vegetais.

    TURQUIA – DESTINOS

    Istambul: Antiga capital do Império Bizantino, hoje é uma metrópole com mais de 12 milhões de habitantes (a maior da Turquia). Cidade pra lá de exótica, abriga palácios suntuosos e igrejas grandiosas.

    Canakkale: Situada no Estreito de Dardanelos. É a melhor cidade para se hospedar para ir a Tróia. É a menor cidade da Turquia.

    Pérgamo: Suas ruínas guardam um passado grandioso em que a cidade era um importante centro cultural e político do Oriente Médio, hoje Turquia.

    Éfeso: Centro do comércio marítimo da região, repleto de construções grandiosas como teatros, prédios públicos e santuários religiosos. Uma das cidades históricas mais bem conservadas da Turquia.

    Pamukkale: Sua principal atração são as piscinas termais, que com o passar dos séculos formaram uma bacia gigantesca de águas que descem em cascata por uma colina.

    Capadócia: Uma das regiões mais impressionantes do planeta, repleta de formações vulcânicas espetaculares que brotam do meio do deserto e verdadeiras cidades subterrâneas, construídas pelos hititas no interior das grutas da região, para serem utilizadas como esconderijo.

    Graciela Nasr

    Celina e Silvia encantadas com os jardins e o florido da Turquia.
    Celina e Silvia encantadas com os jardins e o florido da Turquia.
    Silvia em Pamukkale, onde a principal atração são as Piscinas Termais.
    Celina Discini Vasconcelos: ´A Capadócia é um dos lugares mais impressionantes do planeta.`
    Balonismo na Turquia é muito comum.

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.