Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Esporte e Saúde

Medida Certa

  • Marcelo Campos Machado
  • .

     

    Todos nós queremos estar na “medida certa” nas diversas áreas de nossas vidas: profissional, econômica, amorosa, familiar e claro, na saúde.

    “Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”, dizia aquele aluno da Escolinha do Prof. Raimundo (Programa da Rede Globo), por isso, estar na medida certa na saúde requer alguns passos, tais como; visitar regularmente o médico, dentista e praticar atividades físicas frequentemente. Começar a praticar uma atividade física requer primeiramente em ter vontade, pois toda mudança gera insatisfação, principalmente no organismo, procurar no início um médico cardiologista para fazer um check up, depois, um profissional de nutrição e finalmente um profissional de educação física para elaborar um plano de atividades físicas, para que consiga chegar ao objetivo desejável.

    Preocupação maior com a estética e menor com a saúde, faz com que pessoas comecem a se exercitar, muitas vezes, sem a devida orientação e com isto acabam abusando do corpo, dando sinais de dor e fadiga extrema, consequentemente aparecem as lesões musculares que podem até comprometer para sempre os movimentos de quem exercita de forma errada.

    Cada pessoa tem o seu ritmo e suas limitações. Questões como peso, problemas cardíacos, lesões ou deformidades previamente existentes devem ser observadas nas atividades esportivas traumáticas, como futebol, voleibol, as quais geram lesões com grande frequência.

    Para quem quer iniciar com uma caminhada ou corrida, adquirir tênis de qualidade, de preferência com amortecedores que diminuem o impacto. Alongamento sempre! Feito, principalmente antes e no final da atividade.

    De acordo com o Professor de Educação Física Márcio Atalla, “praticar exercícios físicos aeróbios controlam a pressão arterial, evita problemas cardíacos e diminui o colesterol e o excesso de peso. Quem não se exercita tem 50% mais de chances de contrair a diabetes do tipo 2.”

    Portanto mude a rotina de sua vida, faça exercícios, entre na “medida certa”, a sua saúde agradece.

    .

     

    Marcelo Campos Machado Professor de Educação Física - CREF 0527 e-mail: mcorganizacoes @yahoo.com.br

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.