Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Saúde

Coaching para emagrecimento: um novo aliado para quem quer perder peso

  • Emagrecer nem sempre é uma tarefa fácil, mas todos sabem que para obter o peso ideal: uma boa alimentação e o exercício físico são fundamentais para atingir o objetivo. Surge no mercado um novo método para quem procura fazer "as pazes" com a balança, o Coaching para emagrecimento. A revista FOCO convidou a nutricionista Juliana Melo, para tirar as dúvidas desse novo aliado para quem quer perder ou manter o peso.

    A nutricionista Juliana Melo:
    A nutricionista Juliana Melo: "Em essência o diferencial do coaching é o comprometimento e a responsabilidade do cliente no processo".

    Primeiramente o coaching ajudará a pessoa a estabelecer sua meta. Uma meta alcançável e satisfatória de peso, medida e autoimagem.

    O que é o “Coaching para emagrecimento”? Como funciona?
     
    O Coaching é um modelo sofisticado de orientação e um processo de mudanças pessoais. A essência do método está no entendimento da estrutura do problema, no trabalho com metas e no desenvolvimento de motivação e estratégias para conquistá-las. 
     
    O Coaching para Emagrecimento é um processo baseado especialmente na aprendizagem-ação, levando o indivíduo a identificar as crenças limitantes, ajudando-o a criar novos hábitos, a romper com comportamentos negativos indesejados, ampliando o autoconhecimento, desenvolvendo disciplina, ação, foco e comprometimento com o emagrecimento, evitando possíveis desvios de rota o que permite obter os resultados esperados. Em suma, conduz a pessoa a transformar em AÇÃO o seu desejo interno de mudança.
     
    O processo inicia-se pela definição dos objetivos do cliente, podendo envolver diversas áreas de sua vida, como emagrecimento, saúde, autoestima, dentre outras. O profissional coach analisa os recursos e as limitações, e define com o seu cliente, estratégias que permitam superar os obstáculos e alcançar os resultados desejados.
     
    Qual a diferença em relação aos outros métodos?
     
    Em essência o diferencial do coaching é o comprometimento e a responsabilidade do cliente no processo. Ele é o protagonista da ação. Através de perguntas, o cliente é levado à auto-reflexão e descobertas de fatores que o limitam ou sabotam.
     
    a

    Como o coaching pode ajudar a emagrecer?

     
    Primeiramente o coaching ajudará a pessoa a estabelecer sua meta. Uma meta alcançável e satisfatória de peso, medida e autoimagem. Toda meta tem um prazo. Também se estabelece esse prazo, mas um prazo realizável. 
     
    Avalia-se as limitações do cliente que podem impedi-lo de ter sucesso na busca da meta. Quais atitudes precisam ter, para minimizá-las ou o que fará caso se depare com as tais limitações? Com quem contará no processo? 
     
    Também traz à consciência, quais recursos a pessoa já possui e que vão ajudá-la a atingir sua meta. E qual recurso precisa buscar fora. 
     
    Toda a metodologia do coaching levará o cliente a jogar uma luz sobre sua realidade, seus objetivos e o caminho que deverá percorrer. Em outras palavras, o coaching funciona como um plano estratégico para atingir metas pessoais de saúde, autoestima e bem-estar.
     
     
    Toda a metodologia do coaching levará o cliente a jogar uma luz sobre sua realidade, seus objetivos e o caminho que deverá percorrer.
    Toda a metodologia do coaching levará o cliente a jogar uma luz sobre sua realidade, seus objetivos e o caminho que deverá percorrer.

    Qual a estrutura (ou o formato) do tratamento? E qual a estrutura de uma sessão?

    Os atendimentos são realizados em sessões individuais a cada quinze dias, onde num primeiro momento fazemos um inventário da pessoa e seus comportamentos em relação à alimentação. Assim identifica-se o chamado estado atual. Onde estou e como estou em relação ao que desejo? Isto feito, partimos para o estado desejado. Onde quero estar, como quero estar. Qual o melhor peso, a melhor medida e o corpo ideal para o cliente. É ele quem determina a meta. Ao coach (profissional) cabe avaliar juntamente com o cliente se a meta é atingível e ecológica, ou seja, verificar se a meta não irá prejudicar a pessoa ou alguém do convívio dela.
    Definidos o estado atual e o desejado, inicia-se o processo de conquista da meta juntamente com atividades da clínica nutricional, tarefas e feedbacks. 
     
     
    É adequado para quais tipos (perfis) de pessoa? E em quais situações ele se encaixa?
     
    O coaching para emagrecimento é adequado para qualquer pessoa que deseja mudanças de peso, imagem física e comportamentos alimentares adequados. Ele se encaixa em quaisquer situações no que se refere à alimentação. É um método que analogicamente seria como uma roupa sob medida. Nenhuma sessão é igual à outra e cada cliente tem uma história única com resultados personalizados. 
     
    Jéssica Fonseca

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.