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Janeiro/Março 2020
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Esporte e Saúde

Pilates: muito bom para eles

  • Marcelo Campos Machado
  • Pilates: muito bom para eles.
    Pilates: muito bom para eles.

    Pilates vem conquistando cada vez mais a simpatia dos homens, graças ao apoio dos médicos e especialistas, que ajudam a esclarecer que o método pode ser indicado para atividades que superam a cura de patologias.
     
    O método Pilates foi criado e desenvolvido pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, no início da década de 20. Após uma infância difícil, sendo uma criança frágil e doentia (sofria de asma, raquitismo e febre reumática), ganhou um livro de anatomia e estudou muito este livro. 
     
    Durante a 1ª Guerra Mundial foi enfermeiro e trabalhou muito com prisioneiros de guerra que sofriam doenças e encarceramento. Foi então que criou seu primeiro equipamento para reabilitação, com utilização de molas das camas hospitalares e criando exercícios para os que estavam sempre de cama. Em 1926 migrou-se para os Estados Unidos e abriu seu estúdio em Nova York, próximo a vários estúdios de dança, recebendo muitos bailarinos que buscavam fortalecimento, equilíbrio e reabilitação. Faleceu em 1967 aos 87 anos de idade. O método Pilates consiste em um conjunto de exercícios que se utiliza de princípios específicos para promover o equilíbrio entre o corpo e a mente, são 6 ao todo: centralização, controle, concentração, fluidez de movimento, respiração e precisão.

    Até pouco tempo atrás, Pilates era praticado, em grande maioria, pelo público feminino, mas com o passar dos anos, a prática deste tipo de exercício conquistou o público masculino. A fisioterapeuta Flávia Miranda Pimentel explica que é importante praticar Pilates por ser um método adaptável do sedentário ao atleta, do jovem ao idoso, com utilização de aparelhos com molas, que evitam a sobrecarga e o impacto articular. “Os benefícios são promover ganho de força muscular, concentração e trabalhar a respiração. Pode ser praticado em qualquer idade, desde que a pessoa seja orientada por um bom profissional”. 
     
    Conforme a fisioterapeuta Flávia, havia falta de informação e preconceito, mas agora, com a indicação médica, muitos homens têm utilizado este método para melhorar dor na coluna, lesões de joelho e acabaram percebendo que a técnica não era somente alongamento. Pilates é uma atividade que proporciona benefícios físicos e estéticos. Para os sedentários recomenda-se 3 vezes por semana, para praticantes de atividades físicas (atletas ou não), 2 vezes por semana.
    Outro público que utiliza muito o método, é a 3ª idade, pois o encurtamento, a fraqueza muscular, amplitudes reduzidas, padrões errados de movimentos, lesões antigas, má postura, perda de equilíbrio, entre outros, são combatidos em cada sessão deste método.
    Mais um método para a prática de atividade física, não fique parado, faça, seu corpo agradece.
     
    por Marcelo Campos Machado

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