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Janeiro/Março 2020
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Saúde

Avaliação das dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem numa nova perspectiva: Neuropsicopedagógica

  • A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar, fundamentada nos conhecimentos da Neurociência aplicada à Educação e com interfaces da Psicologia e da Pedagogia, que tem como objeto formal de estudo a relação entre o cérebro e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e escolar.

    Embora seja uma ciência nova, a Neuropsicopedagogia já é vista como uma área de grande suporte das questões de aprendizagem escolar. Não só porque representa uma possibilidade de reintegração dos indivíduos que dela dependem, mas também, porque avalia e auxilia nos processos didáticometodológicos e na dinâmica institucional para que ocorra um melhor processo de ensino-aprendizagem.

    O Neuropsicopedagogo é o profissional responsável por fazer o levantamento geral da aprendizagem do indivíduo, avaliando a existência de fatores internos e/ou externos que interferem nesse processo. Além de encaminhar para profissionais de equipe multidisciplinar; fazer a interface e discutir o prognóstico entre os profissionais, a escola e a família; e orientar na adaptação de estratégias de promoção da aprendizagem.

    Vanessa Riboli Beirigo
    Vanessa Riboli Beirigo

    A Avaliação Neuropsicopedagógica investiga o processo de aprendizagem do indivíduo relacionado ao seu modo de aprender, identificando áreas de competência, limitações e habilidades, no intuito de compreender as origens de suas dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem. Também, avalia o funcionamento das funções neurológicas e os aspectos inferenciais, como: cognição, funções executivas, atenção, memória, percepção, psicomotricidade, linguagem (leitura, escrita, interpretação), cálculo e emoções / volição.

    A partir do processo de Avaliação Neuropsicopedagógica são promovidos também, os trabalhos de:

    • Intervenção Educativa Familiar: orientação oferecendo bases teóricas e práticas a respeito das dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem apresentados pelo indivíduo avaliado.

    • Consultoria Escolar: orientação relacionada às adaptações curriculares e escolares, ações docentes e planifi cação pedagógica necessárias ao indivíduo avaliado.

    • Psicoeducação: promoção da interface entre os profissionais de Equipe Multidisciplinar, a Instituição Escolar e a Família, para discussão do prognóstico e orientação na adaptação de estratégias de promoção da aprendizagem.

    Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização, Neuropsicopedagoga Clínica (SBNPp 00.337).

    Rua: Gonçalves Dias, 273 – Centro - Passos / MG / (35) 3526 – 9990 / (35) 8805 – 8645
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