Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Saúde

Fístulas Anorretais

  • Fístulas anorretais (anais) são processos inflamatórios crônicos caracterizados por comunicação anormal entre o reto ou canal anal e tecidos de órgãos vizinhos. Normalmente, se instalam após a resolução espontânea ou não, de abscessos perianais, causados por um processo infeccioso crônico com formação de um túnel fibroso constituindo a fístula anorretal.

    Fístula Anal

    Se caracteriza por três elementos: o orifício interno (onde se inicia a infecção), o trajeto e o orifício externo (no qual os pacientes, por muitas vezes, se referem como ao aparecimento de uma “verruga”).

    As formações inflamatórias são desencadeadas por diversos fatores sendo o traumatismo local assumindo especial importância, seja por fezes endurecidas ou pela irritação causada por um quadro diarréico intenso. Lesões por manuseio orificial, seja por atividade sexual abusiva, exame proctológico ou por corpos estranhos deglutidos, podem desencadear o processo. Algumas doenças sistêmicas também podem facilitar seu aparecimento como tuberculose, doença de Crohn, o diabetes e algumas doenças autoimunes.

    O diagnóstico é eminentemente clínico, o qual o especialista pode através do exame proctológico identificar a patologia. Pode, entretanto, lançar-se mão de exames radiológicos, como ultrassonografia e ressonância magnética, para averiguação de fístulas complexas ou já abordadas por cirurgia anteriormente.

    Dr. Thales Carvalho de Lima CRM - MG 46.962
    Dr. Thales Carvalho de Lima CRM - MG 46.962

    O tratamento cirúrgico da condição ainda é o melhor método de escolha, chamado de fistulotomia, com ou sem setonagem.

    O importante é a identificação precoce da doença, pois com a cronicidade desta, o tratamento se torna mais difícil e imperativo.

    Cirurgia Geral - Coloproctologia - Colonoscopia - Videocirurgia

    Clínica Humana:
    Rua José Merchiorato, 174 - Sala 307 - 3º andar | Santa Casa | Passos/MG
    CEP 37904-022 | Telefones: (35) 3529-3718 / 3529-3717 | [email protected]

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.