Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Saúde

Passos sedia 1ª Semana de Enfermagem Integrada de Passos

  • No mês que se comemora o dia internacional da enfermagem, foi realizado em Passos nos dias 18 a 22 de maio de 2015, a 1ª Semana de Enfermagem Integrada de Passos, cerca de 10 instituições de saúde da cidade formaram uma parceria para que esse evento acontecesse. A abertura foi na Câmara Municipal de Passos, com vários representantes, como o presidente Marcos Rubio, do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren - MG).

    Reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, disse que a instituição está à disposição para novas parcerias e projetos.
    Reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, disse que a instituição está à disposição para novas parcerias e projetos.

    O desejo portal evento, apesar de existir entre os profissionais de enfermagem de Passos, foi do grupo de professores do Instituto Federal do Sul de Minas, em especial o professor Juliano Caliari, quem passou a envolver os profissionais parceiros, por enxergar a necessidade de integrar os serviços de enfermagem, para fortalecer a classe. “Além de fortalecer, a nossa preocupação como professor é formar profissionais mais comprometidos e qualificados, e acreditamos que com eventos como este os profissionais possam agregar mais conhecimento para a sua formação. Mas, outro ponto importante, é a integração dos setores, para nós essa integração é um marco para enfermagem do município e reforça o comprometimento de todas as instituições parceiras, que é o de oferecer profissionais e assistência de enfermagem de alta qualidade”, diz o professor Juliano.

    Foram realizadas palestras com renomados profissionais da saúde, mesas redondas, mini cursos e ações na praça.

    Para Clarissa Carneiro, que representa a Prefeitura Municipal de Passos e Atenção Primária a Saúde, foi muito importante os profissionais refletirem como essa profissão é diversificada.

    O grupo Expresso Alegria divertiu o público na abertura da Semana de Enfermagem Integrada de Passos.
    O grupo Expresso Alegria divertiu o público na abertura da Semana de Enfermagem Integrada de Passos.

    “A enfermagem cabe em qualquer setor, na sala de aula, no hospital, na saúde pública, na saúde mental, o importante é vermos que somos iguais, mas trabalhamos em locais diferentes, é a diversidade da profissão”, destaca Clarissa.

    Para a aluna do curso técnico de enfermagem do Instituto Federal de Minas Gerais, Alessandra Aparecida, essa semana foi um modo de acrescentar um conhecimento, fora da sala de aula, e ter o contato direto com profissionais da enfermagem de vários setores. Já Marlene Silva Ferreira, enfermeira fiscal, representante do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais, esse ano, trabalhar de forma integrada, foi muito importante. “É um momento de reflexão para os profissionais e estudantes. Além de aproveitar para articular estratégias de melhorias das condições de trabalho desses profissionais”, fala Marlene.

    Palestra Saúde do Idoso - Médico, fi sioterapeuta, psicólogo e nutricionista falaram sobre os cuidados com a saúde do idoso.
    Palestra Saúde do Idoso - Médico, fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista falaram sobre os cuidados com a saúde do idoso.

    O evento encerrou no dia 22 de maio, no auditório da Superintendência Regional de Saúde, com várias palestras ao decorrer do dia, e com o fechamento de Paulo Cézar Soares, representante do Conselho Regional de Enfermagem (Coren). Para os organizadores, esse evento não só veio engrandecer os profissionais de enfermagem, mas toda a cidade, através da capacitação desses profissionais. 

    A professora Fernanda Schmidt, conclui destacando a importância de reconhecer o profissional da enfermagem, não só pela própria classe, mas por toda população. “A equipe de enfermagem precisa ser mais valorizada pela população e pelos próprios profissionais, infelizmente na maioria das vezes, isso não acontece.”

    Jéssica Fonseca

    Encerramento da Semana de Enfermagem com palestrantes e organizadores.
    Encerramento da Semana de Enfermagem com palestrantes e organizadores.

    Foram realizadas palestras com renomados profissionais da saúde, mesas redondas, mini cursos e ações na praça.
    Palestra Coren - Enfermeiro Marcos Rubio, presidente do COREN-MG, ministra palestra abordando a valorização dos profissionais de saúde.
    Equipe do IFSULDEMINAS e CAPS II realizam ações de saúde na Praça do Rosário.
    Abertura da Semana de Enfermagem reuniu profissionais da saúde, professores e estudantes.

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.