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Janeiro/Março 2020
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Saúde

Ganhar peso sem perder Saúde

  • Andando na contramão da multidão que batalha para perder calorias, algumas pessoas precisam ganhar quilos extras. E assim como emagrecer, engordar não é uma tarefa fácil.

    A dificuldade de ganhar peso é decorrente do alto gasto de calorias. As pessoas, principalmente as que têm o metabolismo ‘acelerado’, sentem mais dificuldade em ganhar peso, pois perdem mais calorias durante as atividades do dia-a-dia (trabalho, estudo, exercícios físicos, etc) do que absorvem. A herança genética também influencia no estado físico e na dificuldade em ganhar peso.

    O grande segredo para engordar sem perder a saúde é apostar em alimentos saudáveis, mas que tenham mais calorias. Além disso, deve-se aumentar o consumo de alimentos durante as refeições e realizar 6 refeições diárias mesmo se não tiver fome. Mas é fundamental consumir somente alimentos de origem saudável.

    Vários profissionais do assunto aconselham fazer uma caminhada antes de qualquer refeição para que o corpo gaste calorias e sinta a necessidade de se alimentar, assim a pessoa terá mais apetite. Aconselham também tomar muito líquido, mas sempre separadamente das refeições. O ideal é tomar de 30 a 40 minutos antes e depois das refeições. Nunca pular qualquer alimentação, seja um lanche ou uma refeição principal.

    O ganho de peso gradual é sempre aconselhável. Um aumento de 500 calorias por dia pode resultar no ganho de meio quilo por semana. O objetivo deve ser chegar a um peso desejável de acordo com a idade, gênero e altura. Reconstruir tecidos do corpo, manter um bom status nutricional e manter o peso ideal são algumas razões por que ganhar peso é importante.

    Uma maneira saudável de ganhar peso é por meio da prática de exercícios físicos que contribuem para o ganho de massa muscular como: a musculação, o boxe, o Muay Thai, entre outras atividades. A musculação é uma ótima escolha para criar massa magra. A rotina deve ser os grandes levantamentos: agachamento, supino, flexões. Eles usam vários músculos enquanto ativam os sistemas de resposta hormonal.

    Outra dica é investir na dieta e apostar em proteínas, que é a chave para a criação de músculos, carboidratos, vitaminas, fibras e todos os nutrientes, sempre com o acompanhamento de um profissional para que não ultrapasse os limites do processo de engordar.

    Para ganhar mais apetite é bom evitar tomar água antes e durante as refeições. É apropriado escolher alimentos com calorias nutricionais e aumentar sua ingestão de alimentos com amido, como a batata doce, por exemplo. É bom lembrar-se que, quanto mais alimentos não saudáveis a pessoa comer, mais ela priva seu corpo de nutrientes saudáveis. Uma pessoa magra que come muitos alimentos não saudáveis sofrerá as mesmas consequências que uma pessoa obesa que come mal.

    Comer de forma certa

    Muitas pessoas acreditam que para engordar é só comer bolos e outras sobremesas com açúcar para ganhar peso. Enquanto normalmente essa estratégia funciona perfeitamente para alguns, para outros ela pode levar à gordura visceral. Isso quer dizer que uma pessoa parece magra por fora, mas tem gordura acumulada nos lugares errados (em volta dos órgãos vitais) por dentro. Uma coisa é certa: alimentos com açúcar retiram do corpo os nutrientes que ele pode conseguir de outros alimentos.

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