Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Saúde

Cirurgia de implantes guiada por computador é sucesso em Passos

  • Há um ano e meio, o especialista em implantes Leandro Silva Faria utiliza a técnica da cirurgia guiada por computador para fazer implantes dentários em seus pacientes; o procedimento é rápido e indolor.

    Os avanços tecnológicos dos últimos anos vêm trazendo uma série de benefícios e facilidades também na cirurgia odontológica. Um dos aprimoramentos dessa área ocorreu na instalação de implantes, através de cirurgias bem mais rápidas e indolores em comparação à cirurgia convencional, com corte. Menos invasiva e com dispensa dos incômodos pontos (sutura), a chamada “cirurgia de implantes guiada por computador” proporciona um pós-operatório bem mais confortável, o que permite ao paciente, na maioria dos casos, voltar à vida normal no mesmo dia do procedimento.

    O especialista em implantes Leandro Silva Faria trabalha com a cirurgia guiada desde 2008, quando se especializou em São Paulo (SP), e há um ano e meio faz implantes dentários em seus pacientes em Passos dessa forma. “Com essa técnica, a gente está implantando dente mais rápido. Há casos em que o fazemos no mesmo dia”, disse, explicando que a cirurgia guiada por computador é indicada para qualquer pessoa.

    Dr. Leandro Faria explica que a técnica consiste num planejamento virtual do posicionamento do implante, o que permite a instalação do implante de forma simples e precisa. Para fazer o planejamento, o implantodontista necessita de exames radiográfi cos para obter imagens tridimensionais dos maxilares do paciente. A partir dessas imagens é confeccionada uma guia, a guia cirúrgica propriamente dita, pela qual a cirurgia de instalação de implantes será realizada.

    “Essa técnica chegou ao Brasil no começo dos anos 2000, mas começou a se popularizar somente em 2006. Aqui em Passos estou fazendo implantes guiados por computador há um ano e meio, com muito sucesso. Antes de Passos, eu já trabalhava com esta técnica em São Paulo, desde 2008”, observa o cirurgião.

    São diversas as vantagens para o paciente proporcionadas pela cirurgia guiada por computador: é mais simples e rápida, é minimamente invasiva, sem suturas (pontos), melhor cicatrização da gengiva, pós-operatório muito confortável, dentes fixos colocados no dia da cirurgia.

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.