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Janeiro/Março 2020
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Esporte e Saúde

Só 20 minutos de atividade física por semana, adianta?

  • Marcelo Campos Machado
  • Realmente começamos o ano, e claro, com muitas propostas, desejos, promessas e tudo mais, principalmente a vontade de praticar uma atividade física, mas, somente 20 minutos de atividade física por semana, adianta?

    Sim, 20 minutos. O Bristish Medical Journal revelou no mês de janeiro que pequenos períodos de exercício físico numa semana são melhores do que não fazer atividade alguma. Segundo o The Mirror (jornal inglês), se o objetivo é melhorar a saúde, 20 minutos por semana é o suficiente.

    Mais de um terço dos adultos em todo o mundo (35,6%) não pratica qualquer atividade física e, por isso, está mais propenso a desenvolver doenças crônicas, como é o caso do Diabetes, de problemas cardiovasculares ou até mesmo alguns tipos de câncer. Mas há uma forma de combater tais males: menos de uma hora de atividade física moderada por semana consegue fazer diminuir em 15% o risco de morte, revela um estudo norte-americano que analisou 250.000 adultos entre os 50 e 71 anos. Contudo, destaca a investigação publicada no British Medical Journal, as pessoas que praticaram 20 minutos ou mais de exercício físico intenso durante a semana viram os riscos de desenvolver estas doenças reduzidas em 23%, e são vários os estudos que vão ao encontro desta conclusão. A revisão de seis diferentes investigações, escreve o The Mirror, permitiu concluir que as pessoas que caminham entre 1 a 74 minutos por semana tem menos 19% de hipótese de morrer daquelas que nada fazem.

    Philipe de Souto Barreto, PhD do Centro Hospitalar da Universidade de Toulouse, revela que as pessoas devem tentar exercitar-se pelo menos 150 minutos por semana (tempo atualmente recomendado para adultos) mas se o objetivo é combater o sedentarismo e tentar improvisar a saúde, os 20 minutos semanais podem ser um excelente começo.

    “Todas as pessoas precisam ser ativas a cada dia. Episódios de dez minutos ou mais de atividade física tem demonstrado benefícios para a saúde, mas praticar 150 minutos ou mais de atividade moderada por semana é a “quantidade” que precisamos para ter um impacto positivo sobre uma ampla gama de condições de saúde”, defende o professor Kevin Fenton, Diretor da Public Health England. Não fique parado, comece agora a praticar exercício físico, saia do sedentarismo, seu corpo agradece!

    por Marcelo Campos Machado

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