Última Edição
Jul / Ago 2019
Jul / Ago 2019

Assinatura Online

Recebe a última edição da
Foco Magazine no conforto
de seu endereço!

Confissões de Adolescentes

Que leitura você faz da família nos dias de hoje? E no futuro? - ed. 64 - agosto/2010

  • Agosto é o mês da Família, que é o alicerce da sua história de vida. Sem ela você não tem história, não tem nada. Para uns família é “porto seguro” ou seja, são pessoas que mesmo que você erre vão sempre lhe dar a mão e lhe apoiar. Mas há outras pessoas que pensam diferente: acham que a família só serve para atrapalhar e dar palpites que não lhe dizem respeito. Independente de qualquer opinião, família é sempre uma confusão gostosa. Cada um com seus defeitos e qualidades. Porém, sem eles a vida não teria graça nenhuma, já pensou nisso? Mas e você? O que pensa da sua família? E como serão as famílias do futuro? A gente quer saber.

    .

    “Pra mim família tem um valor incalculável e é de um amor infinito. Acho que quem não tem família não tem estrutura. Família é viver na alegria, na tristeza, no problema, na solução, mas ninguém vive sem família, sem esse amor incondicional”, opina Yara, de 18 anos (nome fictício).

    “Acho que as famílias de hoje vão de mal a pior, há pouquíssimos diálogos e nenhum respeito com o próximo, seja com os irmãos, seja entre os pais. Infelizmente não vejo com bons olhos o futuro das famílias brasileiras, não! Ninguém quer escutar e respeitar mais ninguém”, observa Fábio, de 19 anos (nome fictício).

    “A internet está distanciando os adolescentes dos pais. Infelizmente muitos preferem msn, orkut e facebook do que as conversas em família. Mas acho que tudo depende da cabeça da pessoa. Eu por exemplo, uso sim a internet, mas nunca deixo de conversar com meus pais, pois sei que seus conselhos são os mais certos e eles querem sempre o bem para mim”, diz Tatiana,
    de 20 anos (nome fictício).

    .

    “Minha família não concorda com quase nada que eu falo e além do mais me controla o tempo todo.

    Lógico que eu sei que família é importante e tudo mais, mas quando se é jovem a vontade de ser livre é ainda maior, então a família (pai e mãe) deveria entender mais a gente e apoiar. Do jeito que as coisas andam, nem sei dizer como vão ser as famílias no futuro, mas acredito que tudo pode mudar, basta eles (os pais) tomarem consciência que precisamos de espaço”, alerta Bruno, de 15 anos (nome fictício).

    Tem coisa melhor no mundo que chegar em casa e ter alguém preocupado com você, perguntando sobre seu dia, suas dificuldades e suas vitórias? Alguém sempre disposto, com um ombro amigo, pronto para lhe ouvir, lhe abraçar? Tem e não tem…

    Pai, mãe, irmão, avô, avó, sobrinhos, primos. Sem dúvida essas pessoas são importantíssimas na sua vida por “N” razões diferentes. Mas pode ter certeza que, todas são importantes para você, sem exceção. Mesmo sendo possível fazermos algumas escolhas para nortear nossas vidas, devemos nos lembrar que, quando você menos esperar, vai ter uma pedra no meio do caminho. De repente, seus amigos não são mais seus amigos, algumas pessoas que você ama se foram, e você tem alguém da sua família para te ajudar. Pense nisso.

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.