Última Edição
Jul / Ago 2019
Jul / Ago 2019

Assinatura Online

Recebe a última edição da
Foco Magazine no conforto
de seu endereço!

Confissões de Adolescentes

Você vai votar este ano??? - ed. 65 - setembro/2010

  • O voto para jovens entre 16 e 17 anos é facultativo. Uns preferem esperar a obrigatoriedade.

    Outros gostam da responsabilidade e querem exercer desde cedo o direito de votar. O que leva um adolescente dessa idade a votar? Segundo o cientista político José Paulo Martins Júnior, “é a consciência de que ele estará participando do destino do País”. Independente de qualquer resposta, votar na adolescência só amplia a cidadania. Mas e você? Vai participar do processo eleitoral de 2010? O que acha de votar?

    .

    “Acho que o voto jovem só vale quando a pessoa está votando consciente. Aí sim acredito que ele está exercendo cidadania, pois votar por votar não vale a pena e nem tem relevância”, diz Gabriele, 18 anos (nome fictício).

    “É lógico que vou votar neste ano e tenho consciência e informação para isso também. É só através do voto que a gente muda a realidade do país. Não vejo a hora de participar das eleições”, conta Marina, 17 anos (nome fictício).

    “Tenho dezesseis anos e vou votar pela primeira vez na vida. Acho que o jovem tem que votar, porque além de estar opinando, está pensando no seu futuro. Querendo ou não, nós somos o futuro e por isso temos que saber o que é melhor pra gente”, opina Maurício, 16 anos (nome fictício).

    “Eu não iria votar porque todos os políticos que estão em questão no momento não me agradam. Se tivesse 16 anos e pudesse tirar o título, eu acho que não tiraria, esperaria pra votar quando tivesse motivo, quando fosse obrigatório ou por consciência responsável.”, opina Renato, 15 anos (nome fictício).

    “Eu já posso votar, mas não sei se vou realmente às urnas, acho que meu voto será nulo. Não tenho esperança de que alguma coisa vá mudar, então permaneço na dúvida”, afirma  Renan, 18 anos (nome fictício).

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.