Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Saúde

Silicone - Tire suas dúvidas

  • A mamoplastia de aumento com próteses é uma das operações mais realizadas mundialmente dentre as cirurgias estéticas, e tornou-se uma prática comum entre as mais vaidosas. O Cirurgião Plástico Diogo Almeida Lima afirma ser importante que a paciente se sinta confiante ao tomar a decisão de ser operada e tenha suas dúvidas esclarecidas sobre o procedimento que proporciona feminilidade, jovialidade e sensualidade à mulher.

    Dr. Diogo Almeida Lima - Cirurgião Plástico Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
    Dr. Diogo Almeida Lima - Cirurgião Plástico Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

    A cirurgia é realizada em mulheres que não estão contentes com suas mamas devido a alterações adquiridas por processo de gravidez, flutuações do peso corporal, que apresentem alterações genéticas como a hipomastia (mamas pequenas) ou por razão puramente estética, quando o tamanho ou formato das mamas incomoda a pessoa prejudicando sua autoestima. Ademais, o aumento com prótese pode ser usado nas cirurgias reparadoras para reconstruir sequelas de mastectomia por câncer de mama.

    Qual a idade mínima apropriada para cirurgia?
    Após o completo desenvolvimento mamário, o que ocorre entre 16 e 18 anos ou quatro anos depois do início da menstruação. Em casos selecionados a cirurgia pode ser indicada em idades mais precoces devido a problemas físicos e psicológicos.

    Qual a vantagem da prótese cônica?
    Ela fornece projeção à mama sem aumentar o volume nas laterais. Seu forte é a projeção, não sendo preciso grandes volumes para alcançar o tamanho desejado. Pode ser uma boa opção para mulheres com ombros estreitos, para quem apresenta flacidez, amamentou ou perdeu peso de forma significativa e viu o volume dos seios reduzirem.

    E após a gravidez, quando posso ser operada?
    Após os seis meses do término da amamentação a paciente costuma estar apta. Em muitas mulheres a pele não retrai suficientemente após a gravidez, gerando flacidez e alteração do contorno corporal. Quando as mamas atrofiam e ficam retraídas, mas sem flacidez de pele, apenas o implante mamário pode ser suficiente. Quando há flacidez de pele, corrige-se tirando o excesso de pele associado à colocação do implante.

    Músculo Peitoral

    É melhor colocar o implante atrás ou na frente do músculo peitoral? 

    Depende. Se a mulher tem tecido mamário em quantidade suficiente para cobrir o implante sem ficar apertado e aparente, pode-se colocá-lo na frente do músculo. Entretanto, se há pouca elasticidade de pele e pouca glândula geralmente indicamos a colocação atrás do músculo a fim de que as bordas do implante não fiquem visíveis na pele e o resultado seja mais natural.

    Quais as características gerais dos implantes?
    Seu formato pode ser redondo, anatômico ou cônico, com projeção que varia do Baixo ao Super Alto e superfície que pode ser Texturizada ou de Poliuretano. É importante deixar claro suas expectativas ao cirurgião, pois os implantes estão disponíveis em várias projeções e tamanhos que podem proporcionar o resultado desejado pela paciente.

    Perfis

     

    Como ficam as cicatrizes?
    É possível se realizar a incisão abaixo dos seios, ao redor da aréola ou na axila. Cada caso tem suas indicações e por vezes a paciente pode optar entre uma e outra.

    Poderei amamentar se colocar prótese?
    Sem problemas, pois o implante é colocado atrás da glândula ou do músculo não interferindo numa futura lactação e amamentação.

    Formatos

    Quais os cuidados que devem ser tomados após a cirurgia?

    É necessário repouso sem atividades físicas no primeiro mês, manter o curativo seco nos primeiros dias, usar por 30 dias o sutiã cirúrgico apropriado, de boa marca, que garanta a sustentação e modelação dos tecidos. Também não se deve levantar os braços para pegar ou segurar objetos acima dos ombros no primeiro mês.

    O pós-operatório é doloroso?
    O pós-operatório costuma ser confortável, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente quanto à movimentação dos braços nas primeiras semanas. A dor costuma ser leve e ocorre geralmente na primeira semana, mas é aliviada por analgésicos.

    A prótese pode aumentar as estrias das mamas?
    Sim, as estrias podem tornar-se mais proeminentes ou aparecerem novas estrias. Para diminuir o risco deve-se respeitar as proporções da mama, e para a pele que não possuir elasticidade adequada escolher um volume de implante sem exagero. Além disso, um bom hidratante pode ser indicado para prevenir sua formação.

    Quando posso voltar pra academia?
    Durante um mês, deve-se evitar esforços físicos. Os exercícios de baixo impacto como pedalar e caminhar podem ser feitos após 30 dias. Os de alto impacto, como correr e fazer musculação são liberados depois de 60 dias.

    A contratura capsular. Do que se trata?
    Nosso organismo tem um sistema de defesa que reage naturalmente ao que é colocado dentro dele. Com o implante naturalmente ocorre a formação de uma cápsula ao seu redor. Caso essa cápsula seja excessiva pode causar contratura em graus variáveis que pode gerar tensão, endurecimento e alteração no formato da mama. Muitos casos resolvem somente com massagens. Somente nos casos mais severos uma cirurgia é aconselhada para se tratar a cápsula fibrosa, trocar o espaço de inclusão da prótese, e, às vezes, o modelo do seu revestimento.

    O gel pode vazar e causar mal ao organismo?
    O vazamento de pequenas quantidades de gel raramente causa transtornos e normalmente não requer nenhuma ação, pois ele é contido pela cápsula que se forma ao redor do implante e evita que o gel escoe para os tecidos adjacentes. Além do mais, a tecnologia das boas marcas oferece um gel bastante coesivo com barreira no revestimento altamente eficaz contra esse problema.

    Silicone - Tire suas duvidas

    A prótese tem relação com o aumento do câncer de mama?

    Não há até o momento evidência científica que sustente alguma relação, tanto que os implantes são usados para reconstrução de mama após mastectomia. O que é importante é a paciente continuar a realizar seu autoexame das mamas e a fazer avaliações periódicas com o seu ginecologista.

    A sensibilidade nos seios fica alterada?
    Geralmente existe uma diminuição temporária de sensibilidade, que se recupera num prazo de 3 a 6 meses. A perda de sensibilidade é rara, mas pode acontecer se forem seccionados nervos sensitivos em grande quantidade.

    O silicone tem validade?
    Em geral o prazo de vida útil do implante gira em torno de 10 a 20 anos por diversos motivos. É importante que se faça retornos periódicos com o cirurgião a fim de indicar o melhor momento para a troca dos mesmos.

    Posso colocar o tamanho que desejar?
    Depois de avaliar o biótipo, altura, largura do tórax e tecido mamário, o cirurgião indica o tamanho que mais se adequar à paciente procurando atender às suas exigências. Após a cirurgia alguns cirurgiões ouvem a paciente dizer que gostaria que as mamas tivessem ficado um pouco maior. Assim, durante a cirurgia, moldes de silicone de vários tamanhos nos auxiliam a analisar qual fica mais belo, antes de colocar a prótese definitiva. Se puder optar entre dois tamanhos, geralmente uso o de maior volume, que costuma ser o desejo da maioria das mulheres, mas cuidando para que deixe um visual bonito, natural e sem exagero.

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.