Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Gestão de Negócios

Desafio do crescimento

  • Crescimento

     

    Ser empreendedor, empresário, ou profissional liberal no nosso país é um desafio constante, fazer uma micro, pequena ou média empresa crescer é ainda mais difícil, é como se fôssemos atravessar uma longa estrada com diversos obstáculos, uns mais difíceis que outros. No Brasil, empreendedores que pretendem trilhar ou que já trilham esse caminho precisam pensar qual é a melhor estratégia para superar cada um desses desafios. A competição nunca esteve tão acirrada e isso é um fato, mas é possível sobreviver nesse cenário.

    Estudo realizado pela Revista Exame em parceria com a consultoria Deloitte, sobre “As 250 Pequenas e Médias Empresas Que Mais Crescem No Brasil”, apontou como essas empresas conseguem dinheiro no mercado, inovam e ganham novos mercados nesse contexto tão concorrido. A pesquisa deixou claro que o mercado exige cada vez mais do empreendedor/empresário que pretende continuar à frente do negócio, e que fazer somente o básico já não é mais o suficiente para manter uma pequena ou média empresa em crescimento. Por isso, é preciso saber traçar estratégias, gastar recursos com inteligência, perceber oportunidades e estar na frente da concorrência nesta disputa.

    Sabemos que um dos grandes problemas enfrentados pelas organizações está relacionado com a falta de capacidade dos empresários/empreendedores e executivos em gerir o negócio de forma eficiente e inovadora para garantir o crescimento e a perpetuação da empresa. Segundo o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, os empresários, empreendedores e profissionais liberais fazem investimento em maquinários, reformas ou construções das suas empresas, em contratação de novos colaboradores, em compra de veículos ou frotas, em publicidade/propaganda e se esquecem do mais importante: INVESTIR EM SI MESMO – NA SUA CAPACITAÇÃO – Esquecem que são eles mesmos que estão gerindo seus negócios, que eles são as peças mais importantes de uma empresa e precisam urgentemente de INFORMAÇÕES E CAPACITAÇÃO EM GESTÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS, afinal são eles que definem tudo que ocorre dentro da empresa. Em suma, os empresários modernos, especificamente de micro, pequenas, ou médias empresas, são confundidos com diretores ou gerentes, que além de gerirem os profissionais de sua empresa, ainda buscam criar mercados, inovar produtos e participar de um clima de rastreador dos hábitos e costumes da população para conseguir colocar seu produto/serviço no mercado, o que é coisa muito difícil em um mercado dinâmico e confuso como o atual.

    Os empresários, profissionais liberais são peças fundamentais na economia atual e é neste sentido que o investimento na capacitação do empresário é de suma importância para que ele tenha condições de criar uma dinâmica de crescimento da empresa. Neste contexto pergunto o seguinte: Há quanto tempo você não participa de um treinamento em Gestão de Empresas e Negócios? Não seria o momento para aperfeiçoar sua gestão e garantir o sucesso e crescimento da sua empresa? Pense nisto com carinho.

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.