Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Saúde

Esperança... que sentimento é este?

  • Saúde Emocional

    Saúde Emocional

    O único sentimento que pode fazer você se conduzir à frente, é a ESPERANÇA.

    A ESPERANÇA é um sentimento muito profundo. Ele se manifesta em condições onde você vive uma “situação” de vida, onde “tudo” parece acabado. Aí você se pergunta: - Vale à pena encerrar uma etapa da vida, um relacionamento amoroso ou um trabalho que lhe parece acabado?

    Encerrar ou finalizar é um movimento seu perante a vida que lhe exige outro sentimento: A CORAGEM. A coragem em terminar, acabar... encerrar algumas etapas de sua vida...

    A coragem é necessária porque aparece um outro sentimento importante: O MEDO. O medo de encerrar pode estar ligado ao “vazio” (sofrimento do não ter... não possuir). E o medo pode paralisar você!

    O enfrentamento do medo se faz através da coragem. A coragem é ultrapassá-lo. Romper com o medo te leva a experimentar o sentimento de esperança.

    A esperança é o sentimento mais inconcreto que conheci. Ele é muito exigente. Exige de você o simples “acreditar”. Você acredita que ao encerrar uma etapa de sua vida você será capaz de viver outra melhor, ou você, mais uma vez, vai cair no sentimento de vazio?

    O sentimento de “esperança” está profundamente “ligado” à sua história de vida. Por isso, a decisão de encerrar qualquer etapa de sua vida, de forma ativa e adulta, assumindo as consequências de sua escolha, está diretamente “ligado” à história da sua criança.

    Dentro deste contexto, você se mostra extremamente vulnerável. Por quê? Porque a esperança é um sentimento que faz você apostar no passado ou na sua história infantil. Como a história infantil está em meio a emaranhados históricos de sua família original, você pode se perguntar: - Será que consegui me desfazer dos emaranhados ou conflitos?

    O questionamento é um momento “parado” de sua existência. Você vai acreditar ou não? Que compreensão você tem de sua história para acreditar no sentimento de “esperança”?

    A profundeza destes questionamentos vão te levar a assumir uma “posição” perante a vida. Adulta ou infantil? Se for adulta, significa que você cresceu. Se for infantil significa que você vai repetir, mais uma vez, um emaranhado (conflitos) da sua história infantil no futuro, não acrescentando ou descobrindo uma história nova e saudável.

    A ESPERANÇA é um sentimento que envolve o ACREDITAR baseado na sua experiência de vida. Aprender dentro de sua própria história deveria ser uma “obrigação”. Isto coloca você nesta situação de vulnerabilidade.

    As exigências que o adulto faz na história de sua criança o coloca dentro da realidade!

    Se você vive num mundo mais real, a consequência natural será menos sofrimento, mais acertos e mais esperança!

    A vida é única e cada ser humano é único!!!

    O valor que você dará a sua história de vida fará você acreditar no sentimento de ESPERANÇA.

    Chegou o momento!

    Artigo escrito pelo psiquiatra Dr. Jorge Luiz de Mello que há 25 anos exerce a arte de estudar e cuidar dos sentimentos e emoções do ser humano.

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.