Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Saúde

Endodontia

  • Dentista faz tratamento de canal em pacientes com auxílio de microscópio operatório que revolucionou a odontologia há mais de 20 anos e que chega à Passos modernizado e com equipamentos periféricos.

    Injustamente, tido como um bicho de sete cabeças dos consultórios odontológicos por supostamente causar muita dor, o tratamento de canal (tratamento endodôntico) é um procedimento necessário, exatamente, para eliminar esse desconforto. Mas um microscópio operatório utilizado pela primeira vez há mais de 20 anos ajudou a acabar com esse mito, proporcionando aos especialistas a fazerem procedimentos com maior eficácia nos resultados. Em Passos, o cirurgião-dentista Heitor César Maia, especializado em endodontia, trabalha com um aparelho destes desde o ano passado e vem conseguindo atender uma vasta clientela, além de colaborar com os colegas na solução de casos que antes eram difíceis até de serem corretamente identificados e tratados.

    O tratamento endodôntico é indicado para aliviar a dor em dentes inflamados, desinfetar o sistema de canais, cuidar dos casos de traumatismos dentais, fazer clareamento, cirurgias e diagnósticos de fraturas, trincas, dentre outros procedimentos. Antes do microscópio operatório ser adaptado para a odontologia, os dentistas faziam seu trabalho amparados apenas nas imagens nem tão precisas de radiografia e na sua sensibilidade tátil.

    Endodontia.

    Com esse aparelho, que aumenta em até 20 vezes o tamanho do dente, fornecendo uma grande luminosidade no local observado, os especialistas conseguem visualizar com maior nitidez as estruturas dentais e tecidos adjacentes, tais como a coroa dental, as raízes, a câmara pulpar, a polpa dental e radicular, os canais e outras estruturas a serem tratadas, se for o caso.

    Depois de introduzir o microscópio operatório e outros aparelhos periféricos em seu consultório, Dr. Heitor César Maia conseguiu melhorar a qualidade dos resultados em seus tratamentos, beneficiando seus clientes de Passos e outras cidades da região.

    Em comparação aos procedimentos convencionais, os casos onde a microscopia operatória é usada são um pouco mais lentos, embora a qualidade do tratamento seja muito maior, conforme vem observando o dentista. “Tenho constatado um ganho de qualidade para o paciente, mas, mesmo assim, ainda consigo produzir tratamento de canal em sessão única”, afirma ele.

    Microscópio Operatório.
    Microscópio Operatório.

    Para conseguir os resultados desejados, Dr. Heitor investiu cerca de R$ 50 mil no microscópio, aparelhos periféricos e vários cursos para adquirir a qualificação e habilidade necessária à operação do equipamento, podendo assim diagnosticar e efetuar o tratamento endodôntico com maior previsibilidade nos resultados.

    O equipamento é composto de uma binocular para o operador, uma segunda binocular (carona) para a auxiliar, objetiva, dupla íris com divisor para foto digital e filmagem em HD (alta definição), instrumentação automatizada, localizador apical e dois aparelhos de ultrassom (ENAC e CV Dentus).

    REFERÊNCIA EM ENDODONTIA

    Especialista em endodontia pela APCD/ UNESP Araraquara há 24 anos e 30 anos de dedicação à odontologia clínica, Dr. Heitor sempre manteve contato com profissionais que são referência em endodontia com a utilização de microscópio, mas seu conhecimento sobre essa técnica data do final dos anos 80, quando começaram a ganhar vulto a endodontia automatizada e o próprio microscópio.

    A ideia de adquirir o equipamento foi sendo amadurecida paulatinamente, até que em 2010 o dentista decidiu fazer vários cursos de capacitação, culminando com um treinamento de uma semana com o renomado Dr. Carlos Murgel, em Belo Horizonte. Este, por sua vez, estudou os procedimentos com o especialista norte-americano Dr. Gary B. Carr, considerado o “pai do microscópio operatório em endodontia”, por ser o primeiro a publicar um artigo científico, em 1992, sobre o emprego do aparelho em seu consultório.

    Dr. Heitor César Maia - Cirurgião Dentista - Especializado em Endodontia.
    Dr. Heitor César Maia - Cirurgião Dentista - Especializado em Endodontia.

    O sucesso da técnica tem sido tão grande que são diversas as publicações de estudos de especialistas que apontam as vantagens do microscópio para a endodontia e também para outras especialidades da odontologia. Um desses artigos, publicados pela Revista Sul-Brasileira de Odontologia em 2010, afirma que a magnificação (que é o aumento da imagem proporcionado pelo aparelho) tem sua importância embasada cientificamente e que, além de melhorar significativamente a visualização e a iluminação do campo operatório, oferece resultados de melhor qualidade nos procedimentos, melhora também a comunicação entre o especialista e os dentistas indicadores, através do envio das imagens capturadas por foto e filmagem, entre dentistas e pacientes e como também auxiliar na documentação legal para fins jurídicos.

    Segundo Dr. Heitor, a importância do microscópio é tão grande que evita até procedimentos desnecessários. Ele cita como exemplo o caso de um paciente encaminhado por um colega para tratamento de canal e ao analisar o dente pelo aparelho, o endodontista descobriu que havia uma fissura (trinca) irrecuperável na raiz. Não havia outra saída. O paciente foi encaminhado de volta para a extração do dente.

    Enio Modesto

    Endodontia

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.