Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Saúde

Blogueira compartilha sucesso em emagrecimento

  • Perder peso com saúde e sem deixar de comer bem é o que os gordinhos mais desejam; uma publicitária conseguiu isso e resolveu dividir sua conquista com todo mundo.

    Lyvia Mendes perdeu 26 kg num período de 14 meses.
    Lyvia Mendes perdeu 26 kg num período de 14 meses.

    Magra da infância até parte da adolescência, a publicitária Lyvia Mendes viu seu corpo mudar com o excesso de peso, saindo de 49 quilos para 80 em pouco tempo. Ela acredita que fatores emocionais e maus hábitos alimentares a conduziram para a obesidade, chegando a um índice de massa corporal superior a 30, o que a colocava numa zona de risco para problemas de saúde, como doenças cardíacas, câncer e diabetes. Com uma bem sucedida dieta, combinada com atividades físicas e mudança de comportamento, Lyvia perdeu 26 quilos num período de 14 meses e vem mantendo o peso com muita saúde e disposição.

    Os detalhes dessa vitória ela conta num blog criado para motivar outras pessoas que estão em busca de uma melhor qualidade de vida. “O meu maior intuito sempre foi ajudar o próximo, mostrar que é possível emagrecer com saúde. Não fiz uso de remédios e nem cirurgia. Foi realmente reeducação alimentar e atividade física”, conta a blogueira.

    Em seu blog, o Dieta Eterna, Lyvia Mendes posta textos de profissionais de saúde, em especial de seu nutricionista Hugo Comparotto. Com informações e orientações sobre obesidade, emagrecimento e alimentos saudáveis e não-saudáveis. Em cerca de nove meses de internet, incluindo o Instagram e o Facebook, ela já conquistou quase 100 mil seguidores no Brasil e no exterior, que leem os textos e acompanham as postagens de receitas e fotos das refeições com baixas calorias, nutritivas, saborosas e de aspecto atraente para os olhos.

    Segundo afirma Lyvia, a repercussão que vem obtendo a surpreendeu tanto que ela já pensa em profissionalizar a publicação virtual. “Foi totalmente despretensioso o Dieta Eterna”, diz, acrescentando ter firmado parceria com o publicitário Pedro Ivo Brito Andrade que vem programando diversas novidades para o blog, com repaginação e estratégia de divulgação. Além disso, a blogueira tem planos de “trazer para a cidade um projeto voltado para atividades de saúde e bem-estar para todos”.

    Antes e depois.

    MAUS HÁBITOS

    Lyvia atribui seu ganho excessivo de peso à adoção de uma mistura de alimentação desregrada, consumo de bebida alcoólica e a fatores emocionais causados pela perda de entes queridos. Pouco a pouco ela passou dos 49 quilos que tinha até por volta dos 16 anos de idade para os 80, atingidos após estes desequilíbrios alimentares e emocionais.

    Para perder os quilos extras, a publicitária iniciou uma dieta por conta própria. Mas, sem orientação profissional, o emagrecimento estacionou, levando-a a consultar um especialista, que a ajudou a recuperar o desempenho. “É importante o acompanhamento do nutricionista, que sabe estudar a sua necessidade de perda de peso”, disse, explicando que ela havia parado de emagrecer justamente porque estava comendo pouco, mas de forma errada.

    Junto com a ginástica que pratica de segunda a sábado, Lyvia come e bebe os alimentos em tipos e quantidades prescritas pelo nutricionista. A diferença de seu método para o convencional está na forma de preparo das refeições, que as tornam mais saborosas, mantendo o valor nutricional.

    Por exemplo: o frango com batata doce pode ser feito de diversas maneiras, agradando o paladar ao mesmo tempo em que alimenta com a quantidade correta de nutrientes. Esse prato pode ser preparado com o frango em tiras e a batata doce em purê, ou frango desfiado com a mesma batata ao forno.

    Frango com batata.

    “É o mesmo frango e a mesma batata feitos de formas diferentes, mas com o mesmo valor nutricional”, observa a blogueira, contando ter se redescoberto em termos de criatividade na cozinha, da qual ela é “apaixonada” desde sempre.

    FIT CHEF

    Junto com o mundo virtual, Lyvia Mendes lançou um serviço no mundo real, o fit chef. Para quem se interessa, ela vai às residências ensinar a montar refeições para uma semana. “O Dieta Eterna é um projeto educacional sobre alimentação”, afirma, ressaltando o papel de um especialista na avaliação de cada caso e a importância das atividades físicas para completar o projeto de emagrecimento com saúde.

    Caso contrário, a tendência é o efeito “sanfona”, que a publicitária sofria em suas tentativas anteriores de perder peso à base de “dietas da moda ou medicamentos”, que funcionavam de imediato, mas depois os quilinhos perdidos voltavam todos.

    Enio Modesto

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.