Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Esporte e Saúde

O momento certo para a musculação

  • Marcelo Campos Machado
  • Muitos pais perguntam, “qual a idade correta para o meu filho fazer musculação?” Esta indagação é pertinente não só para os pais, mas também para os adolescentes e profissionais de educação física que trabalham na academia.

    Apesar das atividades físicas terem inúmeros efeitos positivos comprovados cientificamente, quando realizados de forma e intensidade exageradas nesta faixa etária (adolescentes), podem causar efeitos negativos no crescimento e desenvolvimento.

    Ao decidir matricular seu filho numa academia, faz-se necessário considerar o seu estado maturacional (fase do desenvolvimento e crescimento em que ele se encontra) além dos aspectos fisiológicos e nutricionais. Os adolescentes encontram-se em um estágio diferente, possuem necessidades energéticas, aspectos fisiológicos e estruturais particulares, muito diferente dos adultos.

    Um diferencial é o pulmão, coração e volume sanguíneo que são menores nos adolescentes em relação aos adultos, com isto, o trabalho muscular intenso e excessivo, associado à sobrecarga, podem ocasionar desvios no desenvolvimento normal do adolescente, principalmente na altura e ritmo de crescimento, além do desenvolvimento somático, funcional e intelectual. Por outro lado, a prática da atividade física melhora a capacidade cardiorrespiratória, tonifica os músculos, ajuda na manutenção do peso ideal, favorece a saúde e a densidade óssea, além de proporcionar bem-estar psicológico e integração social.

    Associada à musculação os adolescentes recorrem a suplementos para acelerar os resultados da “malhação”. Somente suplementos com orientação médica e avaliação física podem ser usados na melhoria de resultados, mas medicamentos considerados dopping, não, pois os esteroides anabolizantes afetam o metabolismo do corpo e causam sérios efeitos colaterais tais como: câncer (rim e fígado), aumento de agressividade, infarto e outros.

    Portanto a prática da atividade física é fundamental para os adolescentes, porém devem sempre estar acompanhados de um profissional de educação física que os auxiliará nos aparelhos de musculação quanto ao peso, à intensidade e quantidade de exercícios, para um melhor aproveitamento nesta fase tão especial.

    por Marcelo Campos Machado

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.