Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Esporte e Saúde

Respeito ao corpo

  • Marcelo Campos Machado
  • Respeito ao corpo.

    Passou Natal, Réveillon, as férias acabaram, Carnaval já foi, finalmente o ano começou, a rotina do trabalho voltou, mas normalmente todos nós, nesta época, fazemos algumas promessas; perder peso, fazer ginástica, correr a São Silvestre de São Paulo, e muito mais.

    Segunda-feira é o dia ideal para começar, ou recomeçar as atividades físicas que queremos ou melhor, nos propusemos a fazer. Terça-feira é o dia da consequência; dor, cansaço. Quarta-feira é o segundo dia da atividade, quinta-feira diminui a dor, sexta-feira o terceiro dia, um pouco mais difícil, enfim chegou sábado, descanso total do corpo no final de semana. Mas como já foram iniciadas as atividades físicas, no sábado e domingo pode exagerar na comida, bebida, doces; então vem a segundafeira, e assim “caminha a humanidade”. Muitos começam a praticar caminhada com intuito de participar no final do ano de uma maratona. Faça antes um planejamento anual das suas atividades físicas antes de sonhar alto ou almejar aquilo que está distante, pois a frustração pode levar ao desânimo e afastá-lo por muito mais tempo das atividades físicas. Respeite seu corpo. Inicialmente procure um médico e depois um professor de educação física para balizar suas expectativas neste ano. Cuide do seu corpo e da sua saúde pensando a longo prazo, desta maneira poupará tempo e diminuirá riscos de lesão.

    Praticar atividade física é saudável, mas o excesso e a falta de orientação, podem causar lesões significativas no nosso organismo, por isso deixo uma dica: faça exercícios físicos com nível de condicionamento baixo ou até moderado, mas mantenha a regularidade nas suas atividades, vença o frio, salte todos os obstáculos, tenha persistência; seu corpo agradecerá por muito tempo.

    por Marcelo Campos Machado

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.