Historiazinha
Conversa com a Tia Hilda
Enfim, dezembro. Natal. Comemoração do nascimento de Jesus. Férias, encontros familiares. É o mês da alegria, dos festejos populares por todo o Brasil. Falando em festejos populares, quero lembrar com vocês, sobre estes festejos em nosso país. Temos muitas manifestações populares, mas há três grandes ciclos que acontecem em todo o país. Iniciando com o Ciclo Carnavalesco, sabemos que não há cidade, por menor que seja, que não tenha o seu Carnaval, sem contar na exuberância e luxo dos desfiles nas grandes cidades.
Vem depois o Ciclo Junino, festas, as quadrilhas, as comidas da época, canjica, pipoca, amendoim, bolos, quitutes de milho e tantos outros, de acordo com o costume da região. É o Ciclo de maior festividade na Região Nordeste, com festas pouco conhecidas para nós como o Reisado, a Chegança, o Bumba Meu Boi e tantos outros. E finalmente o Ciclo Natalino. Aqui há uma concordância em todas as regiões, o motivo maior é o nascimento do Deus Menino, embora a maneira de festejar tenha variações de uma região para outra. Em nossa região é o tempo das Congadas e Folias de Reis, as celebrações em família, aparecem os presépios ou lapinhas e fazendo parte desses festejos aquela figura tão querida das crianças, o Papai Noel com sua roupa vermelha e sua barba branca, com um saco de presentes. De uma maneira ou de outra, consideramos o Natal a Festa da Alegria, a Festa da Família, onde todos se abraçam, se cumprimentam, trocam presentes. E a todos os amiguinhos que nos acompanharam durante o ano, a Foquinha lhes deseja um Felicíssimo Natal!
Hilda Mendonça (secretária da Associação Escritores & Cia)
Receitas da Vovó
Bolinhas de carne
Ingredientes
• Meio quilo de carne moída
• 2 pães amanhecidos
• 1 gema
• Salsinha, alho e sal a gosto
Modo de preparo
Umedecer os pães na água e escorrer bem. A seguir, misture todos os ingredientes, deixar descansar um pouco para pegar tempero. Fazer as bolinhas e fritar em óleo não muito quente. Coloque em papel toalha para sair a gordura.