Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Esporte e Saúde

JEMG e JOJU

  • Marcelo Campos Machado
  • JEMG e JOGU.

    Passos sediou no mês de julho, dois grandes eventos esportivos, os Jogos da Juventude (JOJU) no período de 17 à 21 e os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) no período de 28 à 3 de agosto. 

    Os Jogos da Juventude, 24ª edição, são organizados e coordenados pela Associação Esportiva dos Municípios do Sul e Sudoeste de Minas Gerais – ASSESMIG - e foram disputados por jovens até 17 anos, reunindo 25 municípios das regiões sul, sudoeste e centro oeste de Minas, totalizando 845 atletas, técnicos, árbitros e dirigentes. As equipes participantes ficaram alojadas nas escolas municipais, quatro ao todo e uma escola estadual. A cidade de Varginha sagrou-se campeã geral do JOJU, seguida de Poços de Caldas (2º lugar) e São Lourenço (3º lugar) nas oito modalidades disputadas: atletismo, basquete, futsal, futebol de campo, handebol, judô, natação, voleibol, nos naipes masculino e feminino, exceto o futebol de campo, só masculino.

    JEMG e JOGU.

    Os Jogos Escolares de Minas Gerais, JEMG, organizados e coordenados pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG – com o apoio das Secretarias de Estado da Educação e do Esporte e Juventude, juntamente com todas as superintendências de ensino e a prefeitura municipal de Passos. 

    Estiveram em Passos, 2.997 atletas e 965 técnicos, dirigentes, árbitros e equipe de apoio, totalizando 3.962 pessoas num período de 5 dias, hospedadas em hotéis, escolas municipais, estaduais e APAE.

    Foram disputadas doze modalidades nos naipes masculino e feminino e nas categorias, módulo I (estudantes até 14 anos) e módulo II (estudantes até 17 anos), que são: futsal, basquete, handebol, voleibol, tênis de mesa, judô, xadrez, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, ginástica artística, peteca e natação. Nas competições paralímpicas foram disputadas as seguintes modalidades: bocha, futebol de 5, goaball, judô PCD (Pessoa com Deficiência), natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

    Somente as equipes campeãs disputarão os Jogos Escolares da Juventude, nas cidades de Natal, período 5 à 14 de setembro, módulo I e Belém 7 à 16 de novembro, módulo II. Os atletas passenses do Colégio Tiradentes, Paulo José D. Silva e Marcus Vinicius Brasileiro, são os únicos representantes, vencedores das provas de natação, 400m e 200m. livre, e 200m medley, respectivamente.

    Passos abraçou de forma espetacular estes dois eventos esportivos, demonstrando que está apta para receber qualquer evento, seja pequeno, médio ou grande.

    por Marcelo Campos Machado

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.