Historiazinha
Memórias de um ratinho
Quando a noite desce é uma alegria no velho porão. Serelepe, um ratinho esperto e observador não fala, mas se falasse... é, mas lembrar ele lembra e por isso é cuidadoso.
Muita gente morava naquele casarão.Eram fazedores de queijo e quando todos iam dormir e a casa ficava em silencio, era hora da farra da rataiada, queijo, pra que te quero! Procuravam comer sempre do mesmo queijo porque tinham medo, qualquer barulhinho corria todo mundo.Dona Ratazana, velha e sábia, fazia-os entender que corriam perigo mas quem se importa com perigo nesta aventura queijeira? E aí veio a tal ratoeira com um pedaço de queijo. Dona Ratazana usou toda a sua linguagem ratiana para impedi-los de mexer naquele queijo, mas gula é gula e Zás, lá vai um, outra noite outro e alguns, que não temiam risco, foram pegos até em pleno dia. Serelepe estava sempre a observar dona Ratazana e por isso escapou naquela noite em que apareceu em uma vasilha um punhado de pedacinhos de queijo, prontinhos para serem comidos e a turma do vai que vai avançou. Verdade que viram umas bolinhas esquisitas misturadas ao queijo mas eram tão gostosas...
Dia seguinte era rato morto por todo lado,escaparam Serelepe e Dona Ratazana.
Mais uns dias e os moradores foram embora e os dois, cada vez mais amigos, ficaram morando naquele porão velho. Não havia mais queijo mas sempre se achava alguma coisa para matar a fome, até mesmo uns livros velhos que ficaram esquecidos.
Certa manhã Serelepe viu Dona Ratazana ali, esticada, mortinha. De que será? Ara, chegou o tempo dela. Serelepe não falava mas sabia que era assim. E hoje vive só naquele velho porão, a comida é difícil, mas a liberdade compensa, e quem sabe um dia... um dia... possa aparecer por lá uma ratinha bem charmosinha e formarão uma bela família.
Hilda Mendonça - Secretária da Associação Escritores e Cia.
Desenho
Receitas da Vovó
Salada Apetitosa
Ingredientes
• Acelga
• Uva passa preta e branca
• Frango desfiado
• Cenoura ralada
• Batata palha
• Creme de leite
• Limão
• Maionese
Modo de preparo
Corte a acelga bem fininha e rale a cenoura. Em uma vasilha, misture o frango desfiado, a cenoura, a acelga, as uvas e arrume em uma bandeja ou travessa. Em volta, coloque a batata palha.
Tempero
Misture o creme de leite, o caldo de limão e a maionese e despeje por cima da salada na hora de servir.