Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Saúde

UNIMED celebra 25 anos com olhar no futuro

  • Para melhorar a qualidade de vida e bem-estar de seus beneficiários, cooperativa investe em projetos voltados para Atenção Integral à Saúde.

    .

     

    A diretoria executiva da Unimed Sudoeste de Minas é formada pelo diretor financeiro Cláudio Antônio Félix de Oliveira, diretor-presidente Heitor Sette Filho e diretor administrativo Renato Ribeiro do Valle.
    A diretoria executiva da Unimed Sudoeste de Minas é formada pelo diretor financeiro Cláudio Antônio Félix de Oliveira, diretor-presidente Heitor Sette Filho e diretor administrativo Renato Ribeiro do Valle.

     

    Fundada em 22 de março de 1993 por um grupo de médicos da região, a Unimed Sudoeste de Minas celebra orgulhosa seus 25 anos de história, focando seus esforços na Atenção Integral à Saúde e na ampliação de seus serviços. No início, quando contava com 30 médicos cooperados, não se vislumbrava ainda o crescimento que a cooperativa de trabalho médico atingiria em seu Jubileu de Prata, com as cinco unidades de recursos próprios: o Hospital São José/Unimed, a Sede Administrativa, os Núcleos de Atenção à Saúde em Passos e em Piumhi e o Espaço Fitness, 108 médicos cooperados, 198 colaboradores e menores aprendizes e mais de 8400 vidas cuidadas pela Unimed Sudoeste de Minas.
    Além de Passos, a cooperativa de trabalho médico está presente em outras 14 cidades da região, destacando-se Piumhi, Alpinópolis, Itaú de Minas, Capitólio, Pratápolis e São Roque de Minas. A atual Diretoria Executiva da Unimed Sudoeste de Minas, que iniciou sua gestão em 01 de abril de 2017, é composta pelo diretor-presidente Heitor Sette Filho, pelo diretor administrativo Renato Ribeiro do Valle e pelo diretor financeiro Cláudio Antônio Félix de Oliveira.  Diretor-presidente da cooperativa, Heitor Sette Filho sempre esteve ligado à Diretoria Executiva da instituição e é memória viva da história da cooperativa. 
    “Ao atingirmos estes 25 anos, sinto um misto de realização e do impulso dos novos desafios. Lembro que começamos com um computador, uma mesinha e uma máquina de escrever, além da força dos cooperados que dedicaram muito de sua trajetória profissional e pessoal para que conseguíssemos esta estrutura que temos hoje. Porém, cada vez mais atenta aos novos cenários, a Unimed investe cada dia mais na Atenção Integral à Saúde, que enxerga a saúde do beneficiário de forma holística. Por isso, hoje um dos nossos maiores projetos é o programa Viver Bem, através do qual buscamos cada vez mais a prevenção de doenças e promoção da saúde, estimulando nossos clientes a adotar hábitos de vida mais saudáveis”, explica o Diretor-Presidente.
     
    Com ampliação do Núcleo de Atenção à Saúde em Piumhi, Unimed pretende levar novas especialidades para a cidade.
    Com ampliação do Núcleo de Atenção à Saúde em Piumhi, Unimed pretende levar novas especialidades para a cidade.

     

    HISTÓRIA
     
    Sempre atenta às necessidades de ampliação de sua estrutura, em 01 de maio de 2008 a Unimed Sudoeste de Minas arrendou o Hospital São José, trazendo para a unidade hospitalar uma série de mudanças administrativas e inovações tecnológicas, ampliando o corpo clínico e o número de profissionais de saúde, aumentando a qualidade dos serviços e a segurança e bem-estar dos pacientes. Para o diretor financeiro da cooperativa, Cláudio Antônio Félix de Oliveira, este fato foi um dos mais importantes marcos na história da instituição. 
    “Hoje podemos oferecer ao beneficiário Unimed e aos convênios atendidos pela cooperativa um serviço muito mais eficiente porque investimos sempre na aquisição de equipamentos de ponta e na formação da equipe, de modo a oferecer condições para que os profissionais atuem com comprometimento para os melhores resultados”, considera. 
     
    Com ampliação do Núcleo de Atenção à Saúde em Piumhi, Unimed pretende levar novas especialidades para a cidade.
    Com ampliação do Núcleo de Atenção à Saúde em Piumhi, Unimed pretende levar novas especialidades para a cidade.

     

    Olhar voltado para a comunidade
     
    Um dos princípios do cooperativismo, estabelecidos pela Aliança Cooperativa Internacional em 1966 é o interesse pela comunidade, ou seja, as cooperativas devem trabalhar para o desenvolvimento sustentável de sua região de atuação. Ao longo de sua trajetória, a Unimed Sudoeste de Minas sempre teve um olhar voltado para a Responsabilidade Social. Prova disso são as diversas doações e ações realizadas em prol de importantes instituições que fizeram e fazem a história de Passos e região como o Lar São Vicente de Paulo, Hospital Otto Krakauer, Apae, ONG Deus Proverá, Creche Monsenhor João Pedro, Casa de Assistência ao Menor de Nossa Senhora da Penha – CAMPE,  Sociedade de Amparo aos Menores de Passos – SAMP, projeto de futsal feminino de Passos, entre outros.
    Em 28 de novembro de 2014, A Unimed Sudoeste de Minas inaugura o Núcleo de Atenção à Saúde na Avenida Juca Stockler em Passos, reunindo em um só espaço os serviços de fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, nutrição e posto de coleta de sangue, além de disponibilizar consultórios para atendimento médico em diversas especialidades. 
    A partir de sua inauguração, foi possível dar andamento ao projeto de Atenção Integral à Saúde, com o início das atividades do programa Viver Bem, em 2015. As ações desenvolvidas visam um cuidado integrado e não fragmentado. Contempla ações que vão desde a promoção da saúde à reabilitação e acompanhamento.
     
    Em 12 de março de 2016, dentro das comemorações dos 23 anos da cooperativa, foi inaugurado o Espaço Fitness na Avenida Comendador Francisco Avelino Maia em Passos. Através desta estrutura, foi possível ampliar as ações do programa Viver Bem. No local, os beneficiários da Unimed Sudoeste de Minas podem realizar atividades físicas com acompanhamento de profissionais especializados na área, que estão capacitados para trabalhar de acordo com a necessidade de cada cliente.  Atualmente, a Unimed Sudoeste de Minas possui atividades e projetos voltados para diversos públicos, como: 
     
    Ampliação dos serviços em Piumhi
     
    Em 2018, a Unimed Sudoeste de Minas expandiu o Núcleo de Atenção à Saúde em Piumhi, onde poderá ampliar ainda mais o atendimento médico nesta cidade, ofertando novas especialidades e dando início a um trabalho de Atenção Integral à Saúde, também dentro das ações desenvolvidas pelo programa Viver Bem. O primeiro projeto será voltado para beneficiários Unimed acima de 60 anos e objetiva o resgate da memória e da expressão e deve começar em maio, tendo a duração de três meses. 
     
    Para o diretor administrativo da Unimed Sudoeste de Minas, Renato Ribeiro do Valle, trata-se de um projeto estratégico dentro do planejamento da cooperativa. “Estamos buscando a parceria entre os cooperados da Unimed Sudoeste de Minas para fortalecer nossa atuação em  Piumhi, que é nossa segunda maior cidade em número de beneficiários e cooperados dentro de nossa área de ação. Queremos levar as iniciativas que já desenvolvemos em Passos para esta cidade, de modo a fortalecer esta visão voltada à Saúde Integral que a Unimed, como um todo, tem trabalhado visando um presente e um futuro com mais qualidade de vida e bem-estar”, pontua o diretor administrativo.

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.