Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Saúde

Por quê devo fazer biópsia?

  • .

    O exame anatomopatológico é um procedimento médico necessário para o diagnóstico de doenças ou para estabelecer o estadiamento de tumores, a partir de estudos ao microscópio de amostras de tecidos e órgãos retirados de pacientes.

    Ainda nos dias atuais, não é incomum nos depararmos com pacientes que nos questionam sobre a obrigatoriedade da realização da biópsia. Muitas vezes o paciente fala: “Mas já deu Gastrite na endoscopia, porque preciso fazer a biópsia?” ou então: “O meu médico disse que é só uma pinta...”
    Na verdade, o diagnóstico definitivo só é feito através do exame anatomopatológico, entretanto é de fundamental importância para o patologista a correlação com a história clínica, o exame clínico, os achados da endoscopia, exames de imagem, etc...
     
    A Sociedade Brasileira de Patologia tem como meta prioritária a adoção, em todo o país da obrigatoriedade do exame anatomopatológico em qualquer amostra de tecido ou órgão  retirado do paciente. É um direito do paciente! Esta prática é adotada em todos os países de elevado padrão de assistência médica e espírito de cidadania.
     
    Em nosso país, estamos longe deste ideal. É comum que fragmentos e espécimes cirúrgicos sejam desprezados, sem que afecções importantes e relevantes para o paciente sejam diagnosticadas. Somente o follow-up dos pacientes indicará, no futuro, o eventual prejuízo acarretado pelo não exame das peças cirúrgicas e biópsias.
     
    Até mesmo fragmentos de mamas retirados por cirurgias plásticas, vesículas biliares retiradas por cálculos, apêndices cecais por apendicites, nódulos gordurosos, pintas... devem ser analisados. Em todas essas situações descritas, já foram encontrados cânceres no exame anatomopatológico (na maioria das vezes focos pequenos, iniciais, impossíveis de serem detectados em exames de imagens), dando a oportunidade ao paciente de ter um diagnóstico e um tratamento adequado, felizmente com êxito em grande parte das vezes.

    Dra. Michelli Bárbara Pinto é natural de Passos, estudou no Colégio Imaculada Conceição até o 3º colegial, ingressando diretamente no curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, tendo se interessado por Patologia já no 5º período da graduação. Fez residência médica em Patologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, sendo os 3 últimos meses realizados na Mayo Clinic, EUA, tendo a oportunidade de retornar 5 anos mais tarde. Está em constante atualização em cursos e congressos. Trabalha na Santa Casa de Misericórdia de Passos e no Laboratório de Patologia do Sudoeste Mineiro.  

     
    Dra. Michelli Barbara Pinto

    Dra. Michelli Bárbara Pinto
    CRM-MG 37174 - RQE 16366

    • Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU
    • Residência Médica em Patologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
    • Estágios de aperfeiçoamento na Mayo Clinic - MN - EUA em 2005 e 2010 (primeiro colocado no The Honor Roll of best hospitals 2017-18)
    • Título de Especialista em Patologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Patologia
    • Membro do Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia de Passos
    • Cursos Anuais de Atualização
     
    Rua Dr. Bernardino Vieira, 54 - Centro - Passos/MG | Tel: 3521-9123

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.