Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Foco Online

Santa Casa realiza III Simpósio Multidisciplinar de Sepse

  • .

     

    Cerca de 180 pessoas participaram na manhã desta sexta-feira, 17, do III Simpósio Multidisciplinar de Sepse, realizado pelaUnidade de Ensino e Pesquisa (UNEP) da Santa Casa de Passos. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Passos, reunindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos dos níveis de atenção à saúde primário, secundário e terciário, e estudantes destas áreas.
     
    Na abertura do evento, o diretor administrativo do hospital, Daniel Porto Soares, deu boas-vindas e agradeceu a presença de todos, ressaltando a importância de se discutir mais esse assunto, ainda muito desconhecido pela população. A médica infectologista da Santa Casa, Priscila Freitas das Neves Gonçalves, iniciou o Simpósio falando sobre a Identificação dos Sinais e Sintomas e Tratamento. 
     
    Daniel Porto Soares: Diretor Administrativo da SCP.
    Daniel Porto Soares: Diretor Administrativo da SCP.

     

     
     
    Na sequência, o médico intensivista e coordenador da Clínica Médica da Santa Casa, Rodrigo Silveira de Almeida, abordou o Conceito de Sepse e as Novas Definições Sepse 3.0. Após um intervalo para um café, os participantes acompanharam a palestra “Assistência de Enfermagem no Protocolo de Sepse e Acionamento da Equipe Multiprofissional” ministrada pela Enfermeira Vanessa Oliveira Silva Pereira, Supervisora de Enfermagem da Santa Casa e Docente da UEMG de Passos. Logo depois, aconteceu uma mesa redonda sobre “Atuação da Equipe Multiprofissional no Protocolo de Sepse” com a participação da fisioterapeuta Camila Alves Lara, da nutricionista Cláudia Ribeiro Peixoto Gomes, farmacêutico Welton Júnior de Oliveira, fonoaudióloga Adriana Heloísa da Silva, técnico em Radiologia Júnior César de Pula e da enfermeira coordenadora da CCIH Vanildes de Fátima Fernandes.
     
    Parte da equipe do evento.
    Parte da equipe do evento.

     

     
    Após o almoço, o médico cardiologista José Ronaldo Alves, diretor técnico da Santa Casa e coordenador da Unidade Coronariana, falou sobre o fluxo do paciente desde a identificação e tratamento a nível primário, secundário e terciário. Ao final, a Dra. Priscila Gonçalves realizou a Apresentação de Casos Clínicos de Sepse.
    Vanessa O. S. Pereira, coordenadora do evento falou da satisfação de todos com o resultado do evento“
     
    O Simpósio atendeu as expectativas, promovendo aos profissionais de saúde e estudantes o conhecimento e a atualização sobre a Sepse, com foco no reconhecimento e tratamento precoce da doença e a atuação multiprofissional, que impactará diretamente na qualidade da assistência aos pacientes”.
     
    A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. A Sepse grave é um dos grandes problemas de saúde pública no mundo, afetando milhões e matando uma em cada quatro pessoas diagnosticadas. 
    No Brasil estima-se que 400 mil pacientes sejam atingidos anualmente, com letalidade em torno de 50%, uma das maiores do mundo.
     
    Grande publico presente.
    Grande publico presente.

     

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.