Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Esporte e Saúde

Há diversas formas de emagrecer ou perder peso

  • Marcelo Campos Machado
  • Passado o verão, férias, carnaval, vem sempre à mente: "tenho que emagrecer ou estou acima do peso ou tenho que perder o que ganhei nas férias".

    .
     

    Há diversas formas de emagrecer, as mais utilizadas são: cirurgia bariátrica (redução de estômago), uso de medicamentos para perda de peso, exercícios físicos e reeducação alimentar.
    Há um dito popular que diz: emagrecer é fácil, manter-se magro que é difícil. Vários artigos foram escritos aqui na FOCO quanto aos exercícios físicos (atividades anaeróbicas, atividades aeróbicas), quanto às modalidades esportivas (musculação, corrida, caminhada, ciclismo, natação e outros), mas tudo isto depende de um grande fator: MUDANÇA DE ATITUDE.

    Muita gente acredita que a fórmula perfeita para emagrecer é gastar mais calorias do que se consome, esta ideia é correta, mas é só o começo. Emagrecer sem perder massa muscular é difícil. A massa magra é aquela isenta de gordura, já a massa gorda é o peso da gordura no corpo e é esta massa que é preciso diminuir, como também, aumentar a massa magra. Assim, com certeza, será um emagrecimento saudável.

    Quanto maior a massa muscular, mais terá o gasto de calorias, mais o metabolismo será acelerado, mais rápida será a perda de gordura. Porém, se ficar sem comer, o corpo começa a tirar a energia do músculo, ou seja, há perda da massa muscular. Até mesmo o jejum reduz o metabolismo e com isto a queima da gordura é menor.
     

    O aumento da massa muscular é benéfico inclusive para mulheres na menopausa, pois neste período ocorre grande perda. A alimentação possui grande importância para o emagrecimento saudável, é recomendável consumir todos os grupos alimentares, mas claro, sem exageros.

    A mudança de atitude é fundamental, pois nas diversas formas de emagrecimento, os exercícios físicos são importantíssimos para perda da gordura e consequentemente haverá melhoria da saúde. Este assunto também foi tratado aqui nas edições passadas, (estabilização da pressão arterial, redução da diabetes, melhoria das funções cardiovasculares, diminuição da obesidade, dentre outros) – você poderá ler essas edições, tanto na revista impressa como no site da revista: www.focomagazine.com.br
    Comece hoje, pratique esporte, seu corpo agradece.

    por Marcelo Campos Machado

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.