Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Turismo

Turismo no Mar de Minas

  • O Lago de Furnas, um dos maiores e mais limpos lagos artificiais do mundo, é conhecido como o "Mar de Minas" abrangendo a região da cidade de Capitólio. Sua origem se deu através da construção da Usina Hidrelétrica de Furnas, que foi fundada em 1963 e está localizada entre as cidades de São José da Barra e São João Batista do Glória.

    É o principal atrativo do município de Capitólio, possuindo o maior número de embarcações e extensão de água de Minas Gerais.  
     
    Sendo visitado por turistas de todo o mundo, exibe seus imensos canyons, cachoeiras, piscinas naturais, trilhas e paisagens fascinantes de encher os olhos. Possui um vasto leque de atrações turísticas, culturais e históricas, oferecendo também opções de hotéis, pousadas, restaurantes e áreas de camping.
     
     Uma região que proporciona turismo e aventura em atividades para todas as idades, além de ser uma ótima opção de descanso!
     
    Passeios de lancha, escuna e chalana...
    Mergulho, pesca, trekking, mountain bike, motociclismo, rappel, meditação...
     
    Belezas naturais, momentos inesquecíveis e nenhum estresse!
    .
     
    A revista FOCO convidou o casal de médicos Tassiane Alvarenga e Willian Costa para participar do caderno especial de férias, abordando a região do Mar de Minas, pelo que representa para ela passar a infância e adolescência crescendo nessas belíssimas paisagens no convívio famíliar, visto que sua família frequentava o Balneário Escarpas do Lago desde muito antes dele se tornar tão famoso.
    .

     

     
    Tassiane Alvarenga é Endocrinologista e atende seus pacientes no consultório em Passos. Já Willian Costa é Cirurgião Vascular, tendo consultório em Passos e também em Piumhi, cidade que considera uma segunda casa. Como na época do casamento estavam concluindo a residência médica, não tiveram tempo de fazer um álbum especial para um momento tão fantástico. Agora que já está tudo mais tranquilo e organizado escolheram essa região como cenário para comemoração dos 4 anos de casamento.
     
     
    Tassiane conta para nós o que significa essa região na vida dela:
     
     
    “Minha família já frequenta o Balneário de Escarpas do Lago há mais de 20 anos e esta região fez parte da minha infância e adolescência. Tenho lindas lembranças de tudo que vivi neste MAR de MINAS: Escarpas do Lago, passear de lancha, pescar no rio, nadar nas cachoeiras, brincar no toboágua  do Clube... E foram momentos de muita alegria, muita reunião familiar, que ficaram marcados na minha história. É muito bom, hoje, ver essa região onde eu cresci, onde eu vivi tantas coisas boas, de onde eu tenho tantas recordações inesquecíveis, estar se tornando um local tão consagrado, com um turismo tão forte. E foi por isso que eu escolhi essa região para tirar as minhas fotos de pós-wedding.”
    Fotos: Eloisa Silveira.
    Fotos: Eloisa Silveira.

     

     

    Balneário Escarpas do Lago
     

    Localizado a 7 km do centro da cidade de Capitólio, o Bairro Engenheiro José Mendes Júnior, conhecido nacionalmente por Balneário Escarpas do Lago, é uma referência turística da região, pelas suas belezas e pelo complexo de embarcações. Escarpas é um lugar aconchegante e possui uma das maiores marinas de água doce de Minas Gerais.

    .

     

     
    Atualmente, o balneário conta com mais de 800 casas, todas com ruas pavimentadas e iluminadas, água tratada, vigilância 24h, mais de 2600 metros quadrados de praças e área de lazer, 200 mil metros quadrados de área verde e preservada, sendo considerado um dos melhores da América Latina, ocupando uma área total de mais de 1.400 quilômetros quadrados. As águas represadas fazem do Lago de Furnas uma das maiores represas de Minas Gerais, se transformando em um dos locais de lazer, de esportes e de turismo dos mais procurados do estado.
     
    Em torno da represa, que tem águas totalmente cristalinas, se reúnem não só habitantes do Estado de Minas Gerais, mas também habitantes de São Paulo e estados próximos.
     
    Quanto aos balneários que lá surgiram, o de maior sucesso, implantado pela iniciativa particular, sem dúvida é o Escarpas do Lago, situado no município de Capitólio, e que se tornou um modelo para todo o País. O Balneário nasceu de uma ideia do empresário Marcos Valle Mendes, diretor da empresa Mendes Júnior de 1980 a 1992.
    O Esporte Náutico é uma das principais atrações do lugar. Em seu centro náutico há um registro de mais de 600 embarcações de pequeno, médio e grande porte, além de diversos Jet Skis, onde são praticados esportes ou simplesmente saem para passeios no lago, que alcança larguras imensas, fazendo lembrar o mar, com recantos paradisíacos, vários canyons, paredões com cerca de 100 metros de altura e diversas cachoeiras.
     
    A tranquilidade e a beleza do local são um convite para uma convivência da família, em contato mais íntimo com Deus e a Natureza.
    Embora o lançamento do Escarpas do Lago tenha ocorrido em 1979, pode-se dizer que a sua história começa no início da década de 50, quando o Dr. José Mendes Júnior comprou uma fazenda às margens dos rios Grande e Sapucaia. Naquela época nem se pensava em construir a hidrelétrica de Furnas, o que aconteceu logo depois que o Dr. Mendes levou a ideia para o Ministro das Minas e Energia, Lucas Lopes do governo Juscelino Kubitscheck.
     
    Na década de 70, Dr. Marcos Valle Mendes tomou conhecimento de um estudo da empresa americana TVA - Tenesse Valley Authority, denominado Plano de Desenvolvimento Turístico do Lago de Furnas, feito para a Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo de Minas Gerais. Especializada na análise de aproveitamento de lagos em todo o mundo, a TVA apontou nesse estudo o enorme potencial turístico do lago de Furnas, indicando as áreas prioritárias, dentre as quais estava a região de Capitólio, pelas suas belezas naturais, como cachoeiras, cascatas e canyons.
     
    A concepção básica do projeto do Balneário estava pronta em 1978. Era chamado de Complexo Integrado de Residência Campestre Lazer e Recreação. Seria um loteamento de casas de campo às margens do lago de Furnas.

    Em 1980 a empresa Azevedo Mendes Empreendimentos se transformou em Mendes Júnior Empreendimentos, no qual se deu inicio às obras. Os serviços iniciais consistiram na construção de barragens de contenção de nascentes, lagos artificiais, estações de piscicultura, além de toda a urbanização do Escarpas do Lago, contando com cerca de 250 pessoas trabalhando no projeto... Foi o início de Escarpas do Lago.

     

    Capitólio
    A capital do Lago de Furnas

    por Edgar Rodrigues
     

    Foto: Chrystian Lima
    Foto: Chrystian Lima
     
    Cercada de montanhas e de águas por todos os lados, Capitólio é uma das cidades mais belas do entorno do Lago de Furnas, com paisagens cênicas, que encantam a todos que a visitam. O artesanato criativo, a típica culinária mineira à base do peixe e as manifestações culturais são atrativos que convidam a conhecer e a experimentar a diversidade turística da cidade.
     
    Um lugar que proporciona atrações para todos os gostos. De um simples local de contemplação e relaxamento a uma trilha para trekking, cavalgada ou mountain bike. Capitólio é marcada pelos canyons, inúmeras cachoeiras, piscinas naturais, praias de água doce e passeios de lancha ou off-road 4x4.  
     
    Capitólio está no sudoeste de Minas Gerais, a 280 km da capital Belo Horizonte. Uma região privilegiada pelas belezas naturais, tendo como principal atrativo o grandioso Lago de Furnas, conhecido como Mar de Minas. As belezas naturais colocam o Município em evidência no Brasil, sendo, hoje, um dos destinos mais procurados para o turismo de lazer.
     
    Há que se ressaltar o trabalho do governo municipal, em parceria com a iniciativa privada e com associações de cunho turístico, na constante busca de melhorias na estrutura e nos serviços. Isso tem sido uma constante por parte do poder público, que trabalha no sentido de criar oportunidades para o desenvolvimento do turismo sustentável.
     
    Venha viver esse lugar surpreendente!
     
    Canyons
     
    Canyons Parte Baixa - Crédito Edgar Rodrigues
    Canyons Parte Baixa - Crédito Edgar Rodrigues

    Um lugar encantador e de beleza rara. É o lugar mais visitado entre todos os atrativos de Capitólio. Além das belas cachoeiras, paredões de mais de 20 metros de altura complementa a magnitude do local. O acesso é pelo Lago de Furnas, por meio de lanchas, chalana, catamarã e escuna. Toda a beleza dos canyons pode ser vista também pelo mirante dos canyons. O acesso é pela Rodovia MG-050. Fotos: Edgar Rodrigues.

    Canyons Parte Alta Mirante - Crédito Edgar Rodrigues
    Canyons Parte Alta Mirante - Crédito Edgar Rodrigues

     

    Canyons Parte Alta Mirante - Crédito Edgar Rodrigues
    Canyons Parte Alta Mirante - Crédito Edgar Rodrigues

     

     
     
    Cachoeira do Lobo
     
    Está no município de Guapé, a 16 km do centro de Capitólio, sendo 6 km em estrada de terra. São 300 metros de trilha até chegar à cachoeira, que tem queda de aproximadamente 15 metros. O local possui chalés e possui estrutura para camping. 
     
    Foto: Casal Turista.
     
    Cachoeira do Lobo
    Cachoeira do Lobo. Foto: Casal Turista

     

     
     
    Lagoa Azul
     
    Um lugar paradisíaco encontrado por aventureiros há alguns anos, com cachoeiras de águas cristalinas, com piscinas tons de verde, azul ao dourado, às margens do Lago de Furnas, um ponto de parada para diversos barcos e lanchas, onde os turistas podem apreciar e registrar o que a natureza tem de melhor.Rodovia MG-050, km 311.
     
    Foto: Chrystian Lima.
     
    .
    Cachoeira Lagoa Azul - Crédito: Chrystian Lima.

     

     
     
    Passeio de Catamarã
     
    .

     

    O passeio no Catamarã Escarpas parte da ponte do turvo, na rodovia MG 050, km 306 no município de Capitólio-MG. Tem duração de 3 horas, e nesse período os passageiros têm acesso ao bar e lanchonete, banheiros e diversos atrativos que o barco disponibiliza, além de contemplarem a deslumbrante paisagem do Mar de Minas e da vegetação que o cerca.
     
    Fotos: Catamarã Escarpas.
     
    .
    Fotos: Catamarã Escarpas.
     
    Passeio de Chalana
     
    .
    Foto: Reprodução.

    O Passeio de Chalana tem duração de 3 horas, com 2 paradas para banho de cachoeira. Com capacidade para 110 pessoas, a Chalana tem infraestrutura completa: barco de apoio, coletes salva-vidas, banheiro, som de trio elétrico e lanchonete.

    Fotos: Reprodução.
    .
    Foto: Reprodução.

     

    .

    Trilha do Sol

    É um complexo que tem duas cachoeiras, a “No limite” e a do “Grito” como também o Poço Dourado. Além das atrações naturais, você terá através delas, possibilidades de várias práticas de esportes de aventuras, como trekking, rapel, marcha aquática, etc. No local, há uma área de naturalismo e pousada. Rod MG- 050, Km 304, Capitólio-MG.
     
    Fotos: Reprodução.
     
    .
    Fotos: Reprodução.

     

     
    .

    Cascata Eco Parque

     
    O atrativo principal é uma trilha que leva por um passeio, na ida por cima das cachoeiras e na volta por dentro d’água, passando por lindas quedas d’água e piscinas naturais. Além de área para camping, hotel e bar. Rodovia MG-050, km 315,5.
     
    Fotos: Reprodução.
    .
    .

     

     
    Veja mais fotos:

    Artesanato - Crédito Edgar Rodrigues
    Artesanato - Crédito: Edgar Rodrigues
    Balneário Escarpas do Lago - Crédito: Edgar Rodrigues
    Balneário Escarpas do Lago - Crédito: Edgar Rodrigues
    Cachoeira Lagoa Azul - Crédito: Chrystiam de Lima
    Cachoeira Lagoa Azul - Crédito: Edgar Rodrigues
    Canyons - Crédito: Edgar Rodrigues
    Canyons - Crédito: Edgar Rodrigues
    Canyons Aérea - Crédito: Chrystiam de Lima
    Canyons Aérea - Crédito: Chrystiam de Lima
    Canyons Aérea - Crédito: Chrystiam de Lima
    Canyons Aérea - Crédito: Chrystiam de Lima
    Canyons Aérea - Crédito: Chrystiam de Lima
    Canyons Aérea - Crédito: Chrystiam de Lima
    Canyons Parte Alta Mirante - Crédito: Edgar Rodrigues
    Canyons Parte Alta Mirante - Crédito: Edgar Rodrigues
    Canyons Parte Alta Mirante - Crédito: Edgar Rodrigues
    Canyons Parte Baixa - Crédito: Edgar Rodrigues
    Capela Nossa Senhora Aparecida Balneário Escarpa do Lago - Crédito: Edgar Rodrigues
    Capela Nossa Senhora Aparecida Balneário Escarpa do Lago - Crédito: Edgar Rodrigues
    Complexo Orla da Lagoa - Crédito: Edgar Rodrigues
    Complexo Orla da Lagoa - Crédito: Edgar Rodrigues
    Igreja de São Sebastião - Crédito: Edgar Rodrigues
    Lago de Furnas - Crédito Chrystiam de Lima.

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.